9 de junho de 2009

Mais um escândalo no futebol português: Gondomar e Vizela despromovidos por corrupção


A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) decretou esta terça-feira a descida de Gondomar e Vizela, equipas da Liga de Honra, devido a processos de corrupção em jogos realizados em 2002/2003 ainda no âmbito do famigerado processo do "Apito Dourado".
Gondomar e Vizela, que então disputavam a II divisão B, têm três dias para recorrer para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que tomará uma decisão definitiva. A despromoção do Gondomar não tem consequências em termos desportivos, uma vez que o clube havia ficado no último lugar da Liga de Honra, enquanto uma possível descida do Vizela pode salvar o Boavista, penúltimo classificado na época que terminou.

Pois é, mais um escândalo no futebol português que veio à tona. A este juntam-se outros que são conhecidos diariamente como por exemplo o facto de a esmagadora maioria dos clubes portugueses ter salários em atraso a jogadores, treinadores e outros funcionários. E não são só dois ou três meses, como testemunha o caso do Estrela da Amadora cujos jogadores apenas receberam dois ordenados pagos pelos fundos do Sindicato dos Jogadores. Para mim, conclusão é simples: o "pontapé na bola" luso caminha a passos largos para o seu colapso total.
É que excluindo os três grandes, que também se encontram super-endividados e mais uma meia dúzia de raríssimas excepções, anda tudo pela rua da amargura.
Quando vejo a forma como alguns dirigentes gerem os seus clubes e agem como se fossem os donos do mundo... tenho vómitos! Não passam de uns palhaços, sem escrúpulos nem vergonha mas com gravata. Anões de tacão alto. E isto para já não falar em alguns autarcas e empresários envolvidos. Esses então... vai lá vai, que até a barraca abana...
Muitos justificam-se com a crise (é moda). Crise, sim, mas crise sobretudo de valores humanos, étnicos e morais.
É urgente uma limpeza geral no futebol português, a começar pelas cúpulas. Doa a quem doer!
Para que a credibilidade e a dignidade possam voltar a ter lugar no nosso "cantinho" à beira-mar plantado é preciso que se tomem decisões corajosas de, e por homens com "H" grande.
Basta tomarem como exemplo os melhores campeonatos da Europa como a Inglaterra, Espanha, Itália, França e até outros. Lá, as equipas que não possuem estruturas e instalações adequadas não podem subir de divisão, mesmo que tenham conquistado esse direito nos relvados. Clubes que não cumprem com as suas obrigações contratuais com os seus assalariados, são severamente punidos, para já não falar nos dirigentes corruptos que são presos.

Mas ser transparente custa a muita gente e não é só no futebol, poderão me retorquir com toda a razão. Pois é... mas sem coragem não se tomam medidas sérias e objectivas que possam resgatar a credibilidade que nos foge debaixo dos pés de forma quase irremediável.
Saravá

1 comentário:

  1. E enquanto isso o fcp foi campeão nacional...que giro...para ser tudo mais engraçado ainda era esta época os dirigentes da LPFP e do seo CD pintarem os seus narizes de vermelho porque nesta época (2009/10) o circo continua...mas ainda ha solução para que a palhaçada pare por aqui...e a solução é o enorme S.C.Braga sagrar-se campeão nacional, caso contrário o circo continua.

    ResponderEliminar