25 de março de 2010

Vitória de Setúbal, clube do meu coração

Sou vitoriano dos "sete costados" desde o berço, e sócio (n° 1421) há quase 40 anos.

Nasci para o futebol no clube da minha cidade (Setúbal) e percorri todas as categorias, dos iniciados aos séniores, na primeira divisão.

Apesar da actual situação periclitante na tabela classificativa, acredito que o nosso "Tóia" se vai manter entre a elite do futebol português. É que o Vitória de Setúbal não é um clube qualquer! Vai celebrar em Novembro deste ano o seu centenário e é um dos maiores baluartes do futebol em Portugal.


o VIII Exército


Durante anos consecutivos, o Vitória espalhou o perfume de um futebol de classe por essa Europa fora, cuja qualidade técnica e beleza foram imagem de marca do clube sadino. Nem mesmo os "gigantes" resistiam ao inferno do Bonfim onde o VIII Exército imperava…

A seguir ao FC Porto, Benfica, Sporting e Boavista, o Vitória é de longe, a equipa portuguesa que melhor palmarés ostenta nas competições europeias. Se compararmos o historial europeu de todos os clubes portugueses até a 1975 (quando começou o declínio do clube) o Vitória era o 3º melhor "europeu", e apenas estava atrás de Benfica e Sporting, e à frente do Porto! Até 1975, os historiais de jogos europeus das duas equipas eram os seguintes: - FC Porto: 41 jogos distribuídos por 13 presenças, sem nunca conseguir passar da 2ª eliminatória. - VITÓRIA: 56 jogos distribuídos por 11 presenças, conseguindo chegar por 4 vezes aos quartos-de-final da Taça EUFA...

De 1965/66 a 1974/75, o Vitória fez figura por esse velho continente fora. E que figura! Quatro presenças nos quartos de final da Taça das Feiras/UEFA (além de três nos "oitavos"), o que implica desde logo, a eliminação de três adversários, é (foi) realmente uma prestação deveras interessante. O grande Vitória… aliás, Senhor Vitória, como os sadinos eram conhecidos (e temidos) na Europa.


Participou em 64 jogos através de 14 presenças nas competições europeias. Três na extinta Taça dos Vencedores das Taças e as restantes na Taça UEFA, que nas suas primeiras edições, recebia o nome de Taça das Cidades com Feira. Variadíssimas equipas tiveram o azar, ao longo desses dez anos de "ouro", de defrontar o Vitória. E muitas delas eram e ainda são, "grandes", na verdadeira acepção do termo. Fiorentina, Liverpool, Hajduk Split, Anderlecht, Spartak Moscovo, Inter Milão, Leeds United, todas elas constam (a Fiorentina duas vezes) do rol das "vítimas" dos sadinos, todas elas inapelavelmente batidas no Estádio do Bonfim, na altura, como se calcula, um verdadeiro "inferno".

O Vitória de Setúbal é o maior clube - e foi durante muitos anos o único - a disputar a 1ª Liga a sul do Tejo. À beira dos 20.000 sócios no ano em que celebra o centenário, é importante que consiga permanecer entre os "grandes" do Futebol português. É fundamental que a cidade, e em particular todos os vitorianos, dêem as mãos e ajudem o nosso clube a ser cada vez maior. Vivó Vitória.

1 comentário: