4 de setembro de 2009

Argentina - Brasil: O duelo sul-americano


O Argentina-Brasil é o grande jogo da ronda de qualificação para o Mundial2010 que se disputa este sábado. Por razões históricas, pela enorme rivalidade mútua, pela polémica que antecede a partida e sobretudo pela posição difícil que os argentinos ocupam no grupo.
A selecção dirigida por Diego Maradona, que recebe amanhã a selecção "canarinha", é quarta classificada da zona sul-americana, com 22 pontos em 14 jogos, menos cinco que o Brasil, que comanda a classificação com 29.
Um desaire dos "alvicelestes" frente ao Brasil deixaria a selecção das pampas em apuros para garantir o apuramento, tanto mais que Equador e Uruguai estão à espreita, a dois e quatro pontos respectivamente, além de que o calendário que falta cumprir aos argentinos regista as incómodas visitas ao Paraguai e Uruguai, adversários directos na luta pela qualificação.
Este jogo tem ainda o aliciante extra de uma polémica, iniciada por Calos Tevez, ao afirmar que a Argentina "vai devorar" o Brasil, suscitando imediata reacção brasileira, com Luís Fabiano a replicar que os argentinos "estão com medo".
O próprio Maradona meteu "lenha na fogueira", ao prognosticar a vitória da sua selecção, alegando que os seus jogadores "têm mais raça",
No próximo sábado, o ambiente no Estádio Gigante de Arroyito, em Rosário, será tudo menos católico. A rivalidade visceral entre a Argentina e o Brasil aumenta a cada minuto. É ancestral, histórica, mexe com tradições, costumes e provocações entre as duas potências do futebol mundial. Está cheia de episódios para o bem e para o mal. Desta vez, em causa, está a qualificação para o Mundial 2010.
Veremos quem ganha!

Sem comentários:

Enviar um comentário