9 de setembro de 2009

Eliminatórias para o Mundial2010: Portugal vence na Hungria e continua a acreditar no apuramento

O golo de Pepe valeu a vitória, mas não escondeu as carências de Portugal


A selecção portuguesa venceu hoje a Hungria, por 1-0, num jogo fastidioso, em que a equipa das quinas foi a menos má. Os magiares demonstraram um receio (infundado) por Portugal e concentraram-se na defesa, tendo arriscado apenas no último quarto de hora. A Selecção nacional ainda teve algumas ocasiões para elevar o score, mas Cristiano Ronaldo (completamente desastrado) e Nani, não conseguiram desfeitear o guardião contrário.
Pepe, aos nove minutos, marcou o único golo da selecção portuguesa, que continua assim na luta pelo segundo lugar do Grupo 1, que deverá dar acesso ao "play-off".
Com esta vitória em Budapeste, Portugal passou a somar 13 pontos, menos cinco que a Dinamarca, menos dois que a Suécia e os mesmos que a Hungria, a quem ultrapassou na tabela.
Apesar dos três pontos, Portugal continua a depender de um deslize da Suécia para poder chegar ao segundo lugar do Grupo 1.
A Suécia conseguiu hoje um sofrido triunfo em Malta, por 1-0, com o golo da vitória a surgir aos 81 minutos, apontado na própria baliza por Azzopardi, enquanto a Dinamarca empatou a uma bola na Albânia.
Com este resultado, a Dinamarca vê-se obrigada a não perder frente à Suécia, a 10 de Outubro, uma vez que, em caso de derrota, poderá perder o primeiro lugar que dá o apuramento directo para o Mundial2010.
No entanto, se perder por 1-0 - o mesmo resultado que conseguiu na Suécia -, a Dinamarca continuará a comandar Grupo 1, porque tem uma vantagem de cinco golos sobre os suecos na diferença de golos.
Para continuar a aspirar a um lugar no "play-off", Portugal terá de vencer a Hungria, a 10 de Outubro no estádio da Luz, e Malta, quatro dias depois, em Guimarães.Uma vitória da Suécia na Dinamarca poderá complicar muito as contas de Portugal, porque os dois conjuntos nórdicos ficariam com dois pontos de avanço sobre a "equipa das quinas", sendo que na última jornada jogam em casa, os suecos frente à Albânia e os dinamarqueses com a Hungria. Um empate entre os dois países nórdicos poderia deixar Portugal a depender da diferença de golos para ultrapassar a Suécia.
O 1-0 conseguido pela Suécia em Malta, onde Portugal venceu por 4-0, pode ser benéfico para a equipa lusa, que neste momento tem os mesmos seis golos positivos que a Suécia, embora tenha mais um golo marcado. Se a Suécia perder na Dinamarca, bastará a Portugal vencer os dois últimos encontros para garantir o apuramento para o "play-off".
O seleccionador português de futebol, Carlos Queiroz, congratulou-se com a vitória por 1-0 na Hungria, frente a "uma equipa muito difícil", que permite à selecção lusa manter-se na corrida ao Mundial2010. "Não ter sofrido golos foi o primeiro passo para ganhar, porque sabíamos que iríamos marcar. Nos últimos minutos utilizámos os nossos argumentos para segurar o resultado", observou Queiroz.

ps - Lamento, mas Portugal voltou a apresentar um futebol incaracterístico e aos repelões. Valeu a cabeça de Pepe para dar a vitória à selecção, senão, estavamos até à meia noite e nada...
Queiroz não teve coragem para substituir Ronaldo porque o estatuto de "melhor do mundo" lhe confere benesses a que os outros não têm direito; é que a "estrela" do Real Madrid em vez de ajudar só complicou...
Para mais, os húngaros não jogam nada. Tem uns "bacanos" muito altos na defesa e um meio-campo serrado que dá pau a torto e a direito e uma figurinha lá na frente que raras vezes tocou na bola com acerto. Vamos ver o que nos reserva o Dinamarca-Suécia em Outubro...

Sem comentários:

Enviar um comentário