10 de outubro de 2009

Mundial2010: Portugal bate Hungria por 3-0 e está com um pé no "play-off"

Liedson festeja o segundo golo com Ricardo Carvalho e Bruno Alves (de costas)


Portugal derrotou esta noite a Hungria, por 3-0, e ascendeu à segunda posição do Grupo 1 de qualificação para o Campeonato do Mundo de futebol de 2010, ficando assim com um pé no "play-off". Este está reservado aos oito melhores segundos classificados dos nove grupos e os vencedores preenchem as restantes quatro vagas da zona europeia.
No Estádio da Luz, em Lisboa, um "bis" Simão (aos 18 e 79 minutos) e um golo Liedson (aos 74) deram o primeiro triunfo em casa desta campanha à selecção portuguesa, que beneficiou da vitória da Dinamarca sobre a Suécia (1-0) para subir ao segundo lugar.
Os mais de 50.000 adeptos que responderam ao apelo de Carlos Queiroz festejaram o primeiro golo luso aos 18 minutos, apontado por Simão, após uma jogada de insistência de Cristiano Ronaldo, em que o guarda-redes magiar defendeu a bola para a frente aproveitando o jogador português para fuzilar de imediato e abrir o marcador.
Quando entraram em campo, os portugueses já sabiam que a Dinamarca tinha ganho por 1-0 à Suécia, resultado que colocou Portugal a depender de de si próprio para chegar à eliminatória decisiva.
Com Pepe castigado, o seleccionador português, Carlos Queiroz, apostou em Pedro Mendes para o lugar do luso-brasileiro, enquanto Simão regressou ao "onze", depois de ter sido suplente no encontro de Budapeste.
Já sem Cristiano Ronaldo, que se ressentiu da lesão no tornozelo direito aos 27 minutos, Portugal sofreu dois "calafrios" no final do primeiro tempo, primeiro num remate de Dzsudzsák Balázs, que passou muito perto do poste, e depois num cabeceamento de Vilmos Vanczák, que se antecipou a Eduardo e atirou a bola à barra.
Perante uma Hungria inofensiva na segunda parte, Portugal tardou a decidir o jogo e apenas aos 62 minutos criou perigo num remate de Raul Meireles, para excelente defesa de Babos, que, três minutos depois, voltou a brilhar parando as tentativas de Nani e Simão Sabrosa, responsável pelo grande momento da noite, aos 79 minutos, quando após um cruzamento de Duda rematou de primeira, sem hipótese para o guarda-redes contrário, fazendo o 20º golo com a camisola das "quinas" e terceiro no apuramento.
No cômputo geral, pode dizer-se que foi melhor o resultado que a exibição, mas o que importava mesmo era ganhar e Portugal conseguiu-o com toda a justiça.
Carlos Queiroz, mostrou-se satisfeito com "a boa exibição da equipa nacional" na vitória por 3-0 frente à Hungria, do grupo 1 de qualificação para o Mundial2010, na África do Sul.
"Jogámos com inteligência, explorando as nossas melhores capacidades. Obrigámos os húngaros a cometer erros e acabámos por fazer um bom jogo, uma boa exibição", disse Queiroz no final do jogo disputado no Estádio da Luz, em Lisboa.
O técnico português salientou ainda que a equipa está "no sprint final (da qualificação) bem posicionada", e que agora tem de começar a preparar o jogo com Malta (quarta-feira, em Guimarães).

Queiroz desafiou os adeptos a irem atrás da selecção "até à África do Sul", acentuando que, "tanto no futebol, como na vida, vale a pena acreditar e lutar até ao fim".
Enquanto a Dinamarca, com 21 pontos, garantiu já a qualificação para o Mundial da África do Sul, Portugal passou a somar 16 pontos, mais um do que a Suécia, e precisa de vencer Malta, na próxima quarta-feira, em Guimarães, para carimbar a sua presença no "play-off".

Sem comentários:

Enviar um comentário