6 de novembro de 2009

Paulo Bento demite-se: "Estive quatro meses a mais no Sporting"


Paulo Bento apresentou hoje a demissão do cargo de treinador da equipa de futebol do Sporting, na sequência dos maus resultados, anunciou hoje a SAD "leonina" em comunicado. Na conferência de imprensa que se realizou em Alvalade, após o treino que já não dirigiu, Paulo Bento admite que a sua permanência no comando Sporting, esta temporada, acabou por ser um erro e justificou a demissão para bem "dos jogadores e do Sporting".
"Estive quatro meses a mais no Sporting. Às vezes, a continuidade pode ser má", frisou Bento, acrescentando: "Não estou arrependido mas tenho de ter a honestidade para que dizer que não foi a melhor decisão para mim e para o Sporting. Tomei uma decisão mais com o coração do que a razão", referiu Paulo Bento, na conferência de imprensa em Alvalade.
O treinador explicou que para já sai "sozinho" e garantiu que não foi o resultado do jogo de quinta-feira que o leva a sair. "Fui pouco actor ao longo destes anos mas ontem fui um bocadinho. A minha decisão estava tomada há mais tempo. O que havia era 4 mulheres, as minhas senhoras, que sabiam da decisão e mais 5 homens, 4 da equipa técnica e um elemento externo. Era algo que estava a ponderar há algum tempo", referiu.
"Acabou um ciclo que durou 4 anos, que considero positivo no cômputo geral. Foi um ciclo que teve momentos complicados. Faltou durante este período a conquista do grande objectivo de ser campeão nacional mas conseguimos fazer com que o Sporting voltasse a ganhar".
"O resultado nada teve a ver com o jogo (com o Ventspils em Alvalade, 1-1). Era algo que tinha ponderado há algum tempo. Foi pelo Sporting e pelos jogadores que tomei esta decisão", sublinhou o técnico. Paulo Bento fez ainda vários agradecimentos: "Aos jogadores, à administração, a todos os que estiveram connosco nos últimos 4 anos. Sem eles não teria sido possível aguentar tanto tempo".
O presidente leonino, José Eduardo Bettencourt, com as lágrimas nos olhos, garante que por sua iniciativa "jamais demitiria Paulo Bento".
A missão de substituir Paulo Bento fica interinamente a cargo de Leonel Pontes, adjunto de Paulo Bento até à sua saída e um quadro do Sporting de longa data.
Paulo Bento, de 40 anos, tinha contrato com o Sporting até 2011, depois de ter prolongado o vínculo já esta época, numa das primeiras medidas de José Eduardo Bettencourt, que tinha acabado de ser eleito presidente.
Após nove jornadas na Liga portuguesa de futebol, o Sporting ocupa o sétimo lugar, com 13 pontos, menos 12 do que o líder, o Sporting de Braga.O dia de hoje representa o final de um ciclo de quatro anos à frente da equipa principal, na qual conquistou quatro segundos lugares no campeonato, duas Taças de Portugal (frente a Belenenses e FC Porto) e duas Supertaças (também com o FC Porto), depois de ter sido lançado como treinador pelo ex-presidente do clube, Filipe Soares Franco.
Esta época, que arrancou sob nova direcção liderada por José Eduardo Bettencourt, Paulo Bento teve um mau arranque de temporada, ilustrado sobretudo a partir da quinta jornada, com quatro jogos consecutivos sem ganhar.
A contestação dos adeptos ganhou contornos "violentos" após o empate com o Marítimo (1-1) na nona jornada da Liga, no Estádio de Alvalade, mas a igualdade com o Ventspils, da Letónia, na quinta-feira, precipitou a demissão do técnico, apesar de a equipa em boa posição para se qualificar para os 16 avos-de-final da Liga Europa.
Paulo Bento, 40 anos, é um dos treinadores mais novos da Liga Portuguesa, e assumiu o cargo de técnico leonino ainda muito jovem (em 2005), depois de ter levado os juniores no clube de Alvalade ao título de campeões nacionais da categoria.
O treinador assumiu essas funções após uma época (2004/2005) que culminou com a saída de José Peseiro, depois de os "leões" falharem o título na Liga e perderem a final da Taça UEFA, em pleno Estádio de Alvalade.
Internacional em 35 ocasiões, Paulo Bento foi um médio defensivo que representou o Estrela da Amadora, o Vitória de Guimarães, o Benfica, os espanhóis do Real Oviedo e o Sporting, onde terminou a carreira.

ps - Presto-lhe homenagem pela coragem em ter tomado esta atitude, e também pela qualidade e competência que demostrou como treinador e como homem.

Sem comentários:

Enviar um comentário