5 de novembro de 2009

Liga Europa: Benfica vence Everton, Sporting e Nacional empatam


O Benfica deu um passo de "gigante" rumo aos 16 avos-de-final da Liga Europa, ao vencer por 2-0 o Everton, em Liverpool, em encontro da quarta jornada do Grupo I.
O argentino Javier Saviola, aos 63 minutos, e o paraguaio Óscar Cardozo, aos 76, apontaram os tentos da equipa de Jorge Jesus, que se isolou na liderança do agrupamento, com nove pontos, contra seis dos ingleses, que se encontram no segundo lugar.
A formação "encarnada" está a um triunfo do apuramento, quando defronta o BATE Borisov na próxima jornada, na Bielorrússia a 2 de Dezembro e, a fechar, o AEK de Atenas, no Estádio da Luz, em Lisboa a 17 de Dezembro.

O Sporting falhou o apuramento prematuro, ao ficar-se por uma igualdade a um golo na recepção ao Ventspils, na quarta jornada do Grupo D.
Mesmo com o empate, o conjunto "leonino" esteve perto de lograr a qualificação a duas rondas do fim, mas acabou "traído" pelo Hertha de Berlim, que assegurou o triunfo no reduto do Heerenveen (3-2) já nos descontos.
Carlos Saleiro, aos 22 minutos, apontou o tento do conjunto de Paulo Bento, que voltou a fazer uma exibição muito pobre, perante um estádio pouco composto de público, e perdeu o estatuto de equipa 100 % vitoriosa na prova.
Por seu lado, o italiano Alessandro Zamperini (15 minutos) chegou a adiantar a modesta formação da Letónia, que, na parte final, ainda teve as melhores ocasiões, para concretizar o que seria o primeiro desaire europeu do Sporting em 2009/2010.
O Sporting está, ainda assim, muito bem posicionada (falta um ponto) para conseguir o apuramento, pois soma 10 pontos, contra quatro do Hertha de Berlim e do Heerenveen e três do Ventspils.

Por último, o Nacional da Madeira ficou praticamente afastado da fase seguinte da Liga Europa em futebol, ao receber e empatar 1-1 com os espanhóis do Athletic Bilbau.
Os insulares, que só tinham somado um ponto nas três jornadas já disputadas, tinham de vencer para manter o sonho de seguir em frente e até chegaram a estar em vantagem, quando Edgar, na conversão de uma grande penalidade, aos 64 minutos, marcou para a sua equipa.
Os bascos, conscientes de que um empate os poderia deixar bem perto dos 16 avos-de-final, carregaram em busca do empate, que vieram a alcançar aos 85 minutos, por Etxeberria, também na conversão de uma grande penalidade.
Com este empate, o Nacional ascendeu ao terceiro posto do Grupo L com dois pontos, menos cinco que os bascos, que são segundos, enquanto os alemães do Werder Bremen, que receberam e venceram 2-0 o Áustria Viena, asseguraram o apuramento com 10 pontos.

Resultados dos encontros da quarta jornada da Liga Europa em futebol, disputados hoje:

Grupo A
Anderlecht - Timisoara: 3-1
Dínamo Zagreb - Ajax: 0-2
Grupo B
Slavia Praga - Valência: 2-2
Génova - Lille: 3-2
Grupo C
Hamburgo - Celtic: 0-0
Rapid Viena - Hapoel Telavive: 0-3
Grupo D
SPORTING - Ventspils: 1-1
Hertha Berlim - Heerenveen: 2-3
Grupo E
AS Roma - Fulham: 2-1
Basileia: - CSKA Sófia: 3-1
Grupo F
Dínamo Bucareste - Galatasaray: 0-3
Sturm Graz - Panathinaikos: 0-1
Grupo G
Levski Sófia - Salzburgo: 0-1
Villarreal - Lázio: 4-1
Grupo H
Twente - Sheriff: 2-1
Fernebahçe - Steaua Bucareste: 3-1
Grupo I
AEK Atenas - BATE Borisov: 2-2
Everton - BENFICA: 0-2
Grupo J
Toulouse - Shakhtar Donestsk: 0-2
Partizan: - Brugge: 2-4
Grupo K
FC Copenhaga - PSV Eindhoven: 1-1
Cluj - Sparta Praga: 2-3
Grupo L
Werder Bremen - Áustria Viena: 2-0
NACIONAL - Athletic Bilbau: 1-1

Equipas já apuradas para os 16avos-de-final: Galatasaray (Turquia), Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e Werder Bremen (Alemanha).

Sem comentários:

Enviar um comentário