22 de novembro de 2009

Taça de Portugal: Benfica eliminado na luz pelo Guimarães


A eliminação do Benfica pelo Vitória de Guimarães foi a maior surpresa da IV eliminatória da Taça de Portugal, numa ronda que deixou pelo caminho mais quatro equipas do escalão principal do futebol português. Esta foi a primeira derrota de Jorge Jesus em casa.
O golo do Vitória de Guimarães foi apontado por Gustavo Lazzaretti, aos 25 minutos da primeira parte.

O Benfica despede-se na fase inicial da segunda competição do futebol nacional, não cumprindo o desejo do treinador Jorge Jesus, que sábado dizia querer levar a equipa à final do Jamor.

Os minhotos vivem o melhor momento da época, vencendo no Estádio da Luz depois de ter provocado a primeira derrota ao Sporting de Braga na Liga e ter empatado com o Sporting, na cidade berço.

Esta ronda da Taça de Portugal de futebol ditou ainda a eliminação de Académica de Coimbra, União de Leiria e Leixões aos pés de equipas "tomba gigantes" dos escalões inferiores: O Aliados de Lordelo, da II Divisão Zona Norte, cometeu a proeza de afastar o Leixões, da Liga, numa partida disputada no Estádio da Parteira sentenciada com um golo de Fernandes, aos 41 minutos. A Académica (Liga) caiu em casa frente ao Beira-Mar (Honra) na transformação de grandes penalidades (4-2), depois do jogo ter atingido os 90 minutos com 1-1, resultado que se manteve no prolongamento. A União de Leiria (Liga) foi eliminada pelo Freamunde (Honra) também na marcação de grandes penalidades (5-4), após o prolongamento ter terminado com o mesmo resultado de 2-2 com que se atingiu os 90 minutos.

Nos restantes encontros disputados entre equipas de escalões diferentes ditou a lei dos mais fortes, com maior ou menor dificuldade, e de horas extras (prolongamento) para o vencedor ser encontrado.

O Paços de Ferreira (Liga) foi obrigado a marcar 10 grandes penalidades para afastar o Tirsense (II Divisão), depois de nenhuma das equipas ter conseguido marcar qualquer golo em 120 minutos.

O Rio Ave (Liga) impôs-se ao Santa Clara (Honra), por 1-0, o Nacional (Liga) necessitou de recorrer às grandes penalidades para afastar o Fátima (Honra), com 4-3, tal como a Naval (Liga) para eliminar o Gil Vicente (Honra), por 3-2, após 2-2.

O Belenenses (Liga) cumpriu com serviços mínimos frente ao Valenciano (III), vencendo por 1-0, o Chaves (Honra) afastou a União da Serra (II Divisão), com 2-0, o Pinhalnovense (II) afastou o Oeiras (III), por 2-1, e o Camacha (II) eliminou o Vigor e Mocidade (III), com 1-0.

A estreia de Carlos Carvalhal no comando técnico do Sporting saldou-se com um triunfo por 4-1 sobre os Pescadores da Costa da Caparica, da III Divisão, que chegaram ao intervalo com alguma surpresa a vencer por 1-0.

Num dos dois jogos entre equipas da Liga (o outro é o Benfica-Vitória de Guimarães), o Sporting de Braga afastou o Vitória de Setúbal, por 3-0, com golos de Meyong, Mossoró e Moisés.

A IV eliminatória da Taça de Portugal, que principiou com o adiamento do jogo entre a Oliveirense (Honra) e o FC Porto, por falta de condições, ditou o afastamento das equipas sobreviventes da III Divisão. Resultados da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal :

Sábado, 21 de Novembro - Oliveirense (LH) - FC Porto (L), adiado devido ao mau estado do terreno.

Domingo, 22 de Novembro:

Valenciano (III) - Belenenses (L): 0-1
Mafra (II) - União da Madeira (II): 1-1 (1-1 ap, 3-2 gp)
Desportivo de Chaves (LH) - União da Serra (II): 2-0
Oeiras (III) - Pinhalnovense (II): 1-2
Camacha (II) - Vigor Mocidade (III): 1-0
Académica (L) - Beira Mar (LH): 1-1 (1-1 ap, 2-4 gp)
Freamunde (LH) - União de Leiria (L): 2-2 (2-2 ap, 5-4 gp)
Tirsense (II) - Paços de Ferreira (L): 0-0 (0-0 ap, 9-10 gp)
Aliados de Lordelo (II) - Leixões (L): 1-0
Rio Ave (L) - Santa Clara (LH): 1-0
Nacional (L) - Fátima (LH): 0-0 (0-0 ap, 4-3 gp)
Naval 1º de Maio (L) - Gil Vicente (LH): 2-2 (3-2 ap)
Pescadores Costa Caparica (III) - Sporting (L): 1-4
Sporting de Braga (L) - Vitória de Setúbal (L): 3-0
Benfica (L) - Vitória de Guimarães (L): 0-1

Sem comentários:

Enviar um comentário