14 de abril de 2010

Chaves bate Naval e assugura a sua primeira final no Jamor


O Desportivo de Chaves, da Liga de Honra, venceu a Naval, equipa da I Liga, por 2-1, qualificando-se pela primeira vez para a final da Taça de Portugal em futebol, tornando-se no grande "tomba gigante" desta edição.

Depois de afastar o Paços de Ferreira, nos quartos-de-final, repetiu a proeza ao eliminar a Naval 1º de Maio, tendo vencido o jogo da primeira mão, por 1-0.
O Chaves fez jus à vitória e esperou pelo momento certo para dar o xeque-mate, mas, pela forma como o jogo decorreu e com as vicissitudes do mesmo, o triunfo flaviense foi por demais justificado.

O Chaves apresentou-se como debutante nesta fase da Taça, tentando a honraria de marcar presença na final da Taça, mas também de salvar uma temporada futebolística.
O técnico da Naval, Augusto Inácio, entrou com tudo o que podia, isto é, à excepção de Bolívia (lesionado), fez alinhar a equipa considerada titular.

Na primeira incursão dos flavienses na área da Naval, minuto dez, Diop cai na área em luta com Gómis e os flavienses reclamaram grande penalidade.
Cinco minutos volvidos, a Naval inaugura o marcador e iguala a eliminatória por Fábio Júnior. Na cobrança de uma bola parada, o esférico foi desviado ao segundo poste e Fábio Júnior de "bicicleta" não perdoou.

A equipa de Tulipa avançou então no terreno e, aos 26 e 37, Danilo e Samsom colocaram Peiser à prova com dois remates de grande perigo.
Inácio promoveu alterações no reatamento, deixando Alex Hauw no balneário e fazendo surgir no seu lugar Davide e a partida decresceu de qualidade.

Aos 70 e 81 minutos, Rui Rego com duas defesas arrojadas negou o golo a Fábio Júnior e Camora e o cenário de prolongamento começou a ganhar consistência.
Inácio guardou para o início do prolongamento o seu último trunfo de banco: Kerrouche.
Na etapa inicial do prolongamento, um cabeceamento de Godemèche, bem resolvido por Rui Rego, foi o lance mais perigoso.

Cinco minutos após o início do prolongamento o Chaves igualou a partida por Edu e passa novamente a ter vantagem na eliminatória. Lançamento longo de Ricardo Rocha, Edu persegue a ver no que dá e ganha o esférico perante a passividade de Camora e Peiser.
Não ficou por aqui a festa dos transmontanos. O mesmo Edu, em cima dos 119, garantiu o triunfo do Chaves com mais um golo que gerou uma grande festa no final do encontro.

ps - Parabéns ao Chaves!

Sem comentários:

Enviar um comentário