11 de junho de 2009

O português mais caro do mundo: New York Yankees pagam mais do dobro a Mark Teixeira do que o Manchester a Ronaldo



Tem 29 anos, é descendente de portugueses, joga basebol e vive o momento mais alto da carreira. Após terminar contrato com os Los Angeles Angels em 2008, Mark Teixeira tornou-se num dos jogadores mais apetecíveis do mundo. Os New York Yankees, equipa da MLB (Major League Baseball) com mais títulos (26), ganharam a corrida e ofereceram-lhe um contrato de 180 milhões de dólares em oito anos. Em euros, o valor anual ronda os 14,8 milhões. Apertando a análise, Mark Teixeira é o português, ou descendente de portugueses, mais bem pago do mundo. Cristiano Ronaldo segue-o, mas de longe, já que o Manchester United paga "apenas" 6,8 milhões de euros anuais pelo melhor futebolista do mundo do ano passado. Não consta que Ronaldo alguma vez se tenha interessado por basebol, mas Mark Teixeira foi um animado futebolista amador na infância e na adolescência. Hoje os Yankees defrontam os Boston Red Sox, em Fenway Park, o mítico recinto da equipa de Massachusetts, naquela que é a a principal rivalidade do desporto americano. Teixeira vai defender as cores de Nova Iorque: é ele a principal figura de uma instituição que se tornou famosa com nomes como Babe Ruth (comprado aos rivais Sox), Joe DiMaggio, Lou Gehrig e Mickey Mantle. Reacções. Na altura em que Teixeira ficou livre para assinar por quem quisesse, quase todos os clubes o procuraram. Uma das formações que esteve mais perto de o contratar foram os Boston Red Sox. Por isso, como em muitos outros estádios dos EUA também hoje em Fenway Park, Mark será assobiado. Mas quem deveria ser assobiada era Leigh, a mulher do basebolista. No dia de apresentação nos Yankees, a 6 de Janeiro, Mark revelou que a decisão final foi dela. "Durante o tempo das negociações, perguntei-lhe sempre para onde é que ela queria ir. No início, dizia que me queria ver feliz independentemente da equipa mas depois decidiu-se: 'Quero que sejas um Yankee!'"

"Tenho parecenças com Cristiano Ronaldo"
É impossível não reparar que tem um apelido português. De onde é que ele vem?
Do meu avô Stanley, que vivia na Guiana britânica [em 1834 houve um grande fluxo de portugueses para o actual país da América do Sul] e que se mudou para os Estados Unidos, ainda adolescente, entre as décadas de 20 e 30.
O que sabe de Portugal? Já alguma vez visitou ou planeia fazê-lo no futuro? Nunca o fiz, mas ouço sempre dizer que é um lugar bonito. Quando tiver uma hipótese de viajar no final da minha carreira, está no topo da minha lista.
É o atleta com sangue português mais bem pago do mundo, ainda mais do que Cristiano Ronaldo. O que tem a dizer sobre isto e o que acha do futebolista madeirense?De certo modo, tenho algumas parecenças com ele. Ele é um dos melhores jogadores de futebol do mundo. Já eu… também jogava futebol quando era adolescente.
Os estados de Nova Iorque e Massaschusetts são dois dos estados norte-americanos com maior presença portuguesa. No basebol, a rivalidade entre Yankees (Nova Iorque) e Red Sox (Boston – Massaschusetts) é, de longe, a maior. Como se sente ao fazer parte dela? É realmente uma rivalidade enorme e os jogadores, eu não sou excepção, adoram fazer parte dela.
O que sente ao jogar numa cidade tão cosmopolita como Nova Iorque, numa equipa que Babe Ruth ajudou a construir e que teve jogadores tão bons como Lou Gehrig, Micky Mantle e Joe DiMaggio?Nova Iorque é a melhor cidade do mundo e não existe local melhor para jogar basebol. O Yankee Stadium é provavelmente o melhor estádio do mundo, de todos os desportos.
ps - E eu quando estive em New York não vi o gajo...

Sem comentários:

Enviar um comentário