31 de outubro de 2009
BGL Ligue / 12a Jornada: Resultados e classificação
FC Mondercange - FC RM Hamm Benfica: 1-5
CS Grevenmacher - F 91 Dudelange: 1-0
UN Käerjéng 97 - Progrès Niederkorn: 2-0
RFCU Luxembourg - Etzella Ettelbrück: 3-4
US Rümelange - Swift Hesperange: 1-2
Jeunesse Esch - FC Differdange 03: 2-1
Classificação:
1° - CS Grevenmacher -25
2° - Jeunesse Esch - 25
3° - CS Pétange - 21
4° - F 91 Dudelangen - 20
5° - FC Differdinge 03 - 18
6° - RM Hamm Benfica - 17
7° - Fola Esch - 17
8° - Swift Hesperange - 16
9° - RFCU Luxembourg - 16
10° - Etzella Ettelbrück - 14
11° - Progrès Niederkorn - 12
12° - UN Käerjéng 97 - 10
13° - US Rümelange - 10
14° - FC Mondercange - 5
Benfica eleito equipa da semana pela UEFA
"O Benfica goleou o Nacional por 6-1 na segunda-feira e ascendeu à liderança da Liga portuguesa. Foi a 7.ª vitória consecutiva dos encarnados, que também já tinham conseguido goleadas de 8-1, 4-0 e 5-0 no campeonato, isto sem esquecer o triunfo sobre o Everton FC, por 5 golos sem resposta em jogo da Liga Europa, na semana passada", pode ler-se no sítio www.uefa.com.
Nas restantes escolhas da UEFA, surge em destaque o ex-benfiquista Katsouranis. O agora médio do Panathinaikos foi eleito o melhor jogador da semana depois de bisar no triunfo (2-1) sobre o PAOK no último fim-de-semana, garantindo o triunfo e mantendo a sua equipa na liderança do campeonato da Grécia.
30 de outubro de 2009
Cristiano Ronaldo é o único português a figurar entre os eleitos a melhor do Mundo

Cristiano Ronaldo é o único jogador português que integra a lista de pré-nomeados para o prémio "Melhor Jogador do Mundo" da FIFA, troféu que venceu em 2008.
O extremo do Real Madrid é um dos favoritos, a par do argentino Lionel Messi, rival do Barcelona, entre 23 futebolistas.
A Espanha é o país mais representado, com seis jogadores, seguindo-se a Inglaterra com quatro nomeados.
No início de Dezembro, a FIFA divulgará o nome dos finalistas, cinco masculinos. Os vencedores serão anunciados no dia 21 do mesmo mês, em Zurique.
A selecção dos finalistas está a cargo dos técnicos e capitães das seleções, que não podem votar em jogadores de seu próprio país.
Pré-nomeados:
Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Portugal)
Andrés Iniesta (Barcelona/Espanha)
Carles Puyol (Barcelona/Espanha)
David Villa (Valência/Espanha)
Didier Drogba (Chelsea/Costa do Marfim)
Diego (Juventus/Brasil)
Fernando Torres (Liverpool/Espanha)
Frank Lampard (Chelsea/Inglaterra)
Franck Ribéry (Bayern Munique/França)
Gianluigi Buffon (Juventus/Itália)
Iker Casillas (Real Madrid/Espanha)
John Terry (Chelsea/Inglaterra)
Kalá (Real Madrid/Brasil)
Lionel Messi (Barcelona/Argentina)
Luís Fabiano (Sevilha/Brasil)
Michael Ballack (Chelsea/Alemanha)
Michael Essien (Chelsea/Gana)
Samuel Eto'o (Inter Milão/Camarões)
Steven Gerrard (Liverpool/Inglaterra)
Thierry Henry (Barcelona/França)
Zlatan Ibrahimovic (Barcelona/Suécia)
Wayne Rooney (Manchester United/Inglaterra)
Xavi (Barcelona/Espanha)
29 de outubro de 2009
Candidatura ibérica apresenta logótipo

27 de outubro de 2009
Alcorcón humilha Real Madrid na taça do Rei, vencendo os "Merengues" por 4-0

26 de outubro de 2009
CarlosQueiroz afirma estar convicto de que Portugal vai estar no Mundial2010
"Estou cem por cento convicto de que vamos estar lá. Não tenho quaisquer dúvidas", disse Queiroz.
Portugal defronta a Bósnia-Herzegovina no "play-off" de apuramento para o Mundial2010, a 14 e 18 de Novembro, mas o seleccionador luso já pensa na África do Sul.
"Penso que a parte mais difícil para nós foi a qualificação. Se nos qualificarmos, Portugal será um dos candidatos a vencer o Mundial2010, ou, pelo menos, terminar no pódio", garantiu.
Sobre a Bósnia-Herzegovina, considera que é "uma equipa fantástica, com grandes jogadores que adquiriram experiência internacional", alertando para a dificuldade do jogo fora de casa, num "ambiente fantástico".
"Temos de ter cuidado e prepararmo-nos para jogar bom futebol, porque se não o fizermos teremos uma grande surpresa. Contudo, se mantivermos a forma que evidenciámos nos últimos meses, temos uma excelente hipótese", afirmou.
Dos jogadores bósnios, Carlos Queiroz alertou para o avançado Edin Dzeko, "um jogador impressionante", que "não é por acaso que está entre os candidatos à Bola de Ouro".
"Cometemos alguns erros no início da qualificação. Mas depois, a equipa reentrou no caminho certo e jogou bom futebol. Diria mesmo um futebol brilhante. A nossa equipa esteve fantástica nos jogos com Dinamarca, Suécia e Hungria. Mostrámos que estamos a atingir a nossa melhor forma", garantiu.
Garantindo que "Cristiano Ronaldo vai estar" no "play-off", Queiroz adiantou que "há sempre pressão no futebol", mas lembrou que Portugal fez "as melhores exibições sobre pressão".
ps - Estás muito seguro...
25 de outubro de 2009
Luxemburgo / Resultados e classificação da BGL Ligue
22 de outubro de 2009
Liga Europa: Benfica goleia Everton, Sporting vence na Letónia e Nacional perde em Bilbau
O Sporting venceu na Letónia o Ventspils, por 2-1, e já garantiu praticamente o apuramento (no grupo D) para a fase seguinte. Miguel Veloso abriu o marcador, mas a equipa da casa acabou por empatar. A cinco minutos do final da partida, um excelente golo de Nélson Moutinho selou a vitória leonina, terceira na competição.
Menos sorte teve o Nacional da Madeira (no grupo L), que depois de estar a vencer por 1-0 no terreno do Athletic de Bilbau - com um golo de Rúben Micael -, permitiu a reviravolta no marcador à equipa "basca" que acabou por vencer por 2-1.
Resultados dos jogos da terceira jornada da Liga Europa de futebol, hoje disputados:
- Grupo A
Timisoara – Anderlecht: 0-0
Ajax - Dínamo Zagreb: 2-1
- Grupo B
Valência - Slavia Praga: 1-1
Lille – Génova: 3-0
- Grupo C
Celtic Glasgow – Hamburgo: 0-1
Hapoel Telavive - Rapid Viena: 5-1
- Grupo D
Ventspils – Sporting: 1-2
Hertha Berlim – Heerenveen: 0-1
- Grupo E
Fulham - AS Roma: 1-1
CSKA Sófia – Basileia: 0-1
- Grupo F
Galatasaray - Dinamo Bucareste: 4-1
Panathinaikos - Sturm Graz: 1-0
- Grupo G
Salzburgo - Levski Sófia: 1-0
Lazio – Villarreal: 2-1
- Grupo H
Sheriff Tiraspol - FC Twente: 2-0
Steaua Bucareste – Fenerbahçe: 0-1
- Grupo I
BATE Borisov - AEK Atenas: 2-1
Benfica – Everton: 5-0
- Grupo J
Shakhtar Donetsk – Toulouse: 4-0
FC Bruges - Partizan Belgrado: 2-0
- Grupo K
PSV Eindhoven - FC Copenhaga: 1-0
Sparta Praga, Che - Cluj, Rom: 2-0
- Grupo L
Áustria Viena - Werder Bremen: 2-2
Athletic Bilbau - Nacional Madeira: 2-1
Liga Europa: Benfica, Sporting e Nacional à procura de vitórias

O Benfica vai procura hoje, frente ao Everton, regressar aos triunfos na Liga Europa, enquanto o Sporting joga na Letónia para tentar conseguir o pleno de vitórias, enquanto o Nacional espera surpreender o Atletico em Bilbau.
No Estádio da Luz, os “encarnados” vão tentar igualar o Everton na liderança do Grupo I e fazer esquecer o desaire sofrido em Atenas (derrota 1-0 com o AEK), na última ronda.
Os ingleses lideram com seis pontos, enquanto lisboetas e atenienses partilham o segundo posto, com três, e os bielorrussos do BATE Borisov andam ainda à procura dos primeiros pontos na competição.
Depois de vencer o Heerenveen (por 3-2), na Holanda e o Hertha Berlim (1-0) em Alvalade, o Sporting, irregular nas provas nacionais, espera obter um novo triunfo na Liga Europa, agora no terreno do Ventspils, o seu mais directo perseguidor, com dois pontos em outros.
Sem nada a perder, o Nacional da Madeira, volta a jogar fora, em Bilbau, para "roubar" o segundo lugar dos espanhóis, uma vez que o líder Werder Bremen (6 pontos) visita o Áustria de Viena, que partilha o último lugar com os portugueses, com apenas um ponto.
A equipa madeirense começou o Grupo L com uma derrota por 2-3 no Funchal com o Bremen, de Hugo Almeida, mas depois recuperou um ponto com o empate 1-1 em Viena.
Programa dos grupos das equipas portuguesas
Grupo D
Ventspills - Sporting
Hertha Berlin - Heenrenveen
Grupo I
Benfica - Everton
BATE Borisov - AEK
Grupo L
Atletico de Bilbau - Nacional
Áustria Viena - Werder Bremen
Castigo pode deixar Maradona fora do Mundial2010

A FIFA está a estudar o castigo que deverá aplicar ao seleccionador argentino pelas declarações proferidas no final do jogo com o Uruguai.
Joseph Blatter foi claro quanto à intenção da FIFA em abrir um inquérito disciplinar às palavras de Maradona contra os seus críticos.
O presidente da FIFA apontou mesmo para o Regulamento Disciplinar e especialmente o artigo 58, que se refere à discriminação. "Quem ofender a dignidade de uma pessoa ou de um grupo de pessoas (...) será suspenso pelo menos por cinco jogos", castigo ao qual se junta uma multa que pode variar entre 20 mil e 30 mil francos suíços e a interdição do terreno de jogo. A confirmar-se esta solução, Maradona ficaria afastado do Mundial de 2010.
O Comité de Disciplina da FIFA poderá também optar por um castigo mais ligeiro, incluído no artigo 57 referente a comportamento ofensivo (aplicado uma pessoa que "insulte alguém de alguma forma, usando gestos ou palavras ofensivas") e que prevê castigos de um a três jogos de suspensão.
Entretanto, Maradona voltou a falar sobre a selecção da Argentina e dos insultos dirigidos à Imprensa do seu país após a qualificação para o Mundial-2010.
Os jogadores que forem convocados para ir à África do Sul representar o país "têm que provar que aguentam a pressão de ir a um mundial", lembra Maradona.
"Tínhamos um grupo, mas alguns tiverem que ficar de fora devido ao baixo rendimento e outros por razões de disciplina. Chegámos ao Mundial com alguns jogadores que disputam o campeonato interno e apercebi-me que esses tinham a minha garra, por isso garantimos a qualificação".
"Agora cada jogador tem que me demonstrar que consegue suportar o peso de ir a um Mundial, o que não é fácil".
Maradona voltou a ser confrontado com a frase que proferiu para a bancada de Imprensa depois de conseguir carimbar o passaporte para o Mundial2010, e diz não sentir qualquer arrependimento.
"Pedi desculpa a uns, não aos que falam de futebol na televisão. Foi um desabafo, mas não me arrependo disso".
Scolari sagra-se campeão no Uzbequistão

Luiz Felipe Scolari sagrou-se campeão da principal liga do Uzbequistão, ao serviço do Bunyodkor, tendo beneficiado do empate do Pakhtakor, segundo classificado, frente ao Metallurg.
Com esta igualdade, e quando ainda faltam quatro jornadas para disputar, o Pakhtakor ficou sem possibilidade de alcançar a formação de Scolari, que assim se sagra campeão na sua primeira temporada no Uzbequistão.
"Naturalmente que ficámos contentes, felizes por conseguir este título. No sábado, com muita mais tranquilidade podemos organizar um bom jogo e fazer uma festa mais completa", afirmou o ex-seleccionador de Portugal, que tem contrato com o Bunyodkor até ao próximo mês de Dezembro.
Em 25 jogos disputados, o técnico brasileiro somou 23 triunfos e cedeu apenas dois empates, estabelecendo um recorde de invencibilidade em campeonatos asiáticos. "Não sabemos se vamos continuar invictos, mas já temos a tranquilidade do campeonato. Agora vamos ver se conseguimos conquistar mais algumas marcas até final. Realmente, um dos objectivos da minha vinda para Uzbequistão foi concretizado", referiu.
Antes da ida para o Uzbequistão, Luiz Felipe Scolari treinou o Chelsea após ter comandado a selecção portuguesa entre 2003 e 2008.
21 de outubro de 2009
Boca Juniors: Palermo vai jogar com nariz partido contra River Plate
Segundo o departamento médico do Boca, Palermo só quer ser operado depois do final da competição, que ainda tem dez jornadas por disputar.
Palermo lesionou-se no passado dia 10 de Outubro, na vitória da Argentina ante o Peru (2-1), momentos antes de apontar o golo decisivo para as aspirações de qualificação directa para o Mundial-2010 da "alviceleste".
Por outro lado, o River atravessa uma grave crise, somando apenas seis pontos em 27 possíveis e há sete jogos que não conhece o sabor da vitória.
Liga dos Campeões: Milão vence em Madrid e cria surpresa

- Grupo A
Bordéus - Bayern Munique: 2-1
Juventus - Maccabi Haifa: 1-0
- Grupo B
CSKA Moscovo - Manchester United: 0-1
Wolfsburgo - Besiktas: 0-0
- Grupo C
Real Madrid - AC Milan: 2-3
FC Zurique - Olympique Marselha 0-1
- Grupo D
FC Porto - APOEL Nicósia: 2-1.
Chelsea - Atlético de Madrid: 4-0
Futebol - Mundial2018/2022: Candidatura ibérica apresenta-se com dois povos unidos num só objectivo
"Dois povos, um só objectivo", este é o lema apresentado na carta entregue ao presidente da FIFA, Joseph Blatter, pelos presidentes das federações portuguesa e espanhola, Gilberto Madail e Angel Villar.
No mesmo documento, a candidatura ibérica lembra que "Espanha e Portugal são dois países que partilham uma fronteira territorial, mas não conhecem fronteiras no seu dia-a-dia".
Com esta candidatura, quer-se reforçar "a unidade de dois povos que querem competir e trabalhar em conjunto, conseguir a organização do Campeonato do Mundo FIFA 2018/2022 e proporcionar ao Mundo e à FIFA o melhor e mais alegre Mundial que alguma vez se realizou".
"Porque os nossos povos são sinónimo de trabalho, alegria, empenho, emoção, fraternidade, amizade e, acima de tudo, puro futebol, o desporto rei de hispânicos e lusos, sejam homens ou mulheres", lê-se ainda.
A candidatura ibérica é uma das 11 aceites pela FIFA para concorrer à organização do Mundial2018 ou 2022, juntamente com Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, Indonésia, Japão, México, Qatar, Coreia do Sul e Rússia e com a proposta conjunta de Holanda e Bélgica.
As sedes dos Mundiais de 2018 e de 2022 serão anunciadas em Dezembro de 2010.
19 de outubro de 2009
A face negra de um ídolo: Maradona bateu no fundo
"Isto (a qualificação) é para quem nunca acreditou nesta equipa e me tratou como lixo. Hoje, estamos no Mundial sem a ajuda de ninguém e com todo o mérito. A quem não acreditou em nós, e peço desculpa às senhoras, que me chupem e continuem a chupar", afirmou Maradona. Completa estupefacção para uns, autêntica tristeza para outros.
O desabafo recheado de palavrões de Diego Maradona não agradou à Fifa. O presidente da entidade que dirige o futebol, o suíço Joseph Blatter, afirmou que abrirá um processo disciplinar contra o técnico da seleção argentina, após o incidente da última quarta-feira.
Mas, como se não bastasse o "chorrilho" de asneiras, o treinador argentino, em declarações à rádio Continental, de Buenos Aires afirmou: "Não vou voltar atrás. Cada um sabe o que diz e eu sei o que sentia dentro da concentração. Parecia que (os jornalistas) queriam que a seleção ficasse fora da Copa", confessou sem qualquer pejo.
ps - vale a pena recordar a face negra daquele que foi um dos maiores jogadores mundiais de sempre, para ver que a sua condição humana, infelizmente, deixa muito a desejar. Maradona desiludiu a Nação Argentina e os amantes do futebol no mundo. Este homem bateu no "fundo"!
BGL Ligue Luxemburgo: Jeunesse perde em casa e cede primeiro lugar ao Grevenmacher

Play-off de apuramento para o Mundial2010: Portugal defronta Bósnia-Herzegovina
A primeira "mão" disputa-se a 14 de Novembro, no Estádio da Luz, em Lisboa, e a segunda quatro dias depois.
À custa de um ataque demolidor (25 golos em 10 jogos), a Bósnia-Herzegovina foi segunda da Grupo 5, ficando atrás da Espanha (com 10 vitórias), campeã europeia em título, mas, surpreendentemente, à frente de selecções mais conceituadas, como a Turquia e a Bélgica.
O ponto forte da equipa é o ataque, o mais concretizador entre as equipas que atingiram o "play-off" e o 4° melhor de toda a zona europeia de qualificação.
Edin Dzeko é a grande figura da selecção bósnia, treinada por Miroslav Blazevic, tendo apontado nove golos na fase de apuramento.
Mas não é apenas o avançado do Wolfsburgo que marca na equipa bósnia, uma vez que o seu companheiro de equipa e estratega Zvjezdan Misimovic apontou cinco golos e Zlatan Muslimovic quatro, este último em apenas 228 minutos.
Além das duas derrotas com a Espanha, a Bósnia-Herzegovina cedeu pontos apenas em dois outros encontros, ao perder e empatar com a Turquia.
O seleccionador português de futebol, Carlos Queiroz, encarou hoje com prudência o resultado do sorteio para o decisivo "play-off" de acesso ao Mundial2010, deixando muitos elogios à Bósnia-Herzegovina.
"Uma equipa que faz 25 golos em 10 jogos não pode ser uma equipa qualquer e isso é um dos factores que explica o motivo de estar nestes play-off", começou por afirmar Carlos Queiroz, em Zurique, palco do sorteio.
Queiroz comentou o sorteio que colocou a Bósnia no caminho de Portugal. "Vamos ter de nos preparar bem. Eles tem um ataque muito perigoso. Vai ser muito dificil mas para nós o Mundial já começou", disse o selecionador nacional.
"É preciso aceitar o sorteio e concentrar a energia no que são os factos. Serão dois jogos muito difíceis e com tensão emocional muito elevada mas temos de tomar iniciativa, atacar e ser positivos. Cá e lá".
Apesar das qualidades da formação bósnia, Carlos Queiroz mostra-se "optimista e confiante" num bom desfecho para a equipa das quinas, que tem jogadores "bem preparados para enfrentar a tensão e a pressão de uma eliminatória desta importância".
"O nosso Mundial já começou e ponto final. A partir deste momento já estamos a disputar a prova. Vamos para uma pré-eliminatória de entrada no evento. O que orienta tecnicamente a minha vida e o meu trabalho é levar Portugal ao Mundial", sublinhou o treinador português.
Carlos Queiroz aproveitou ainda para voltar a apelar aos adeptos portugueses para lotarem o Estádio da Luz, palco do primeiro jogo, marcado para 14 de Novembro, com o segundo jogo a ser disputado quatro dias depois.
"Espero que a Luz esteja completamente cheia para envergar a camisola número um", apelou.
Por seu turno, o técnico da Bósnia, Miroslav Blazevic, reconheceu que vai disputar uma das vagas ainda em aberto no Mundial2010 "frente a uma grande equipa", mas acredita nos trunfos do "orgulho nacional".
"O nosso percurso nesta campanha de apuramento foi excelente. Mas mais importante que o aspecto desportivo é a questão da identidade e o orgulho nacional de disputar um Mundial de futebol", frisou o técnico.
Blazevic, que em 1998 levou a Croácia ao terceiro lugar no Mundial de França, destacou a qualidade dos futebolistas lusos e considerou Portugal "favorito", mas deixou claro: "Nem sempre os favoritos ganham".
A selecção bósnia, que nunca defrontou Portugal, é a segunda menos cotada do "play-off", ao ocupar a 42ª posição do ranking da FIFA, à frente da Eslovénia (49ª) e atrás de Ucrânia (22ª) e República da Irlanda (34ª).
Os outros encontros são o República da Irlanda – França, Grécia – Ucrânia e Rússia – Eslovénia.
13 de outubro de 2009
Selecção nacional de sub-23: Yannick Djaló fracturou o perónio contra a Polónia
Djaló lesionou-se há dois dias ao serviço da selecção nacional de sub-23, em jogo contra a Polónia, disputado em Poznan, na jornada inaugural do grupo C do International Challenge Trophy.
O jogador do Sporting foi substituído aos 34 minutos por Vieirinha e realizou depois um raio-X, numa unidade hospitalar local, que terá levado a concluir que não se tratava de uma lesão de gravidade.
A avaliação do departamento clínico do Sporting é diferente: "Após observação clínica e análise dos exames complementares, verificámos que o jogador é portador de uma fractura do perónio. Neste contexto, estará inapto desportivamente por um período não inferior a seis semanas".
Quanto a Matias Fernandez, realizou treino individualizado e prevê-se que regresse aos treinos normais já na quinta-feira.
Ricardo Baptista tem "sintomatologia dolorosa na região púbica" e está inapto para treino e competição, continuando em tratamento.
Europeu de sub-21: Portugal empata na Macedónia
Com este empate, Portugal mantém o terceiro lugar, com quatro pontos, depois de uma vitória por 4-1 no jogo inaugural, face à Lituânia, e uma derrota, já nos descontos, por 2-1 na Grécia, líder do grupo.
Portugal, ao amealhar apenas um ponto nesta dupla jornada, começa a complicar a contas do apuramento, para os dois primeiros, estando já a três pontos da Inglaterra, que ocupa o segundo lugar com o mesmo número de jogos.
Num relvado em mau estado e que se foi degradando ao longo dos 90 minutos, Portugal e Macedónia produziram um mau jogo na primeira parte, durante a qual nenhuma das equipas conseguiu qualquer ascendente no jogo e em que não houve oportunidades de golo.
Nos segundos 45 minutos, a equipa portuguesa acelerou o jogo e começou a aproximar-se mais da baliza contrária, em especial depois da entrada de Fredy, que trouxe maior velocidade ao ataque, e ao jogo mais directo imposto por Adrien Silva no centro do terreno.
Todavia, a Macedónia, aproveitando o adiantamento da equipa portuguesa, inaugurou o marcador aos 68 minutos, através de uma boa acção individual de Muarem Muarem à entrada da área, a concluir um contra-ataque rápido.
Portugal acusou o golo e nem a entrada do avançado Rabiola, três minutos depois, conseguiu dar mais clarividência ao jogo atacante da equipa.
Com o terreno cada vez em pior estado - tornando muito difícil a troca de bola -, a equipa optou por um jogo mais directo, com passes por alto para o interior da área e, por duas vezes, Rabiola, sem oposição, falhou o empate, num período em que Portugal jogava já em superioridade numérica por expulsão de Aliju (acumulação de amarelos).
Quando o jogo se preparava para entrar no período de descontos, Adrien Silva, junto à marca de penalidade, marcou o golo do empate, depois de um cruzamento de Fredy, que ainda foi desviado pela cabeça de um defesa da Macedónia.
Já no último dos cinco minutos de descontos, a Macedónia acabou por falhar o golo que lhe daria a vitória com Urdinov a cabecear solto já bem no interior da área portuguesa, mas a bola passou por cima da barra da baliza à guarda de Ventura.
Mundial de sub-20: Golo de Kardec coloca Brasil na final do

Jogadores do River Plate recebem ameaças por telemóvel

Mundial2010: Argentina arrisca-se a ver os jogos pela televisão
As selecções de futebol da Argentina, do Uruguai e do Equador vão lutar ferozmente esta quarta-feira pela quarta e última vaga directa do grupo de apuramento da América do Sul para a Copa do Mundo de 2010, na 18ª e última jornada do torneio, que concede ainda uma chance - ao 5° classificado - de repescagem, contra uma equipe da zona do Concacaf.
Em Montevideu, Uruguai e Argentina reeditarão o clássico do Rio da Prata, e o vencedor determina o 4° país apurado directo para o Mundial da África do Sul.
A Equador vai ter também uma tarefa dura no estádio Monumental de Santiago, contra o já classificado Chile. Uma vitória garante, pelo menos, o direito à repescagem, o que não será fácil.
Mas a Argentina, que venceu milagrosamente o último jogo em casa, por 2-1, frente ao frágil Peru, se perder contra o Uruguai, arrisca-se a ver o Mundial pela televisão.
A última jornada dos jogos de qualificação tem ainda agendados os seguintes encontros: Paraguai - Colômbia, em Assunção; Brasil - Venezuela, em Campo Grande, e Peru - Bolívia, em Lima.
12 de outubro de 2009
Candidatura ibérica apresentada no próximo dia 20
Os dois dirigentes vão reunir com o presidente da FIFA, Joseph Blatter, para reiterar os méritos do projecto ibérico, que conta com um comité de candidatura único em forma de fundação, tal como havia requisitado o responsável máximo do organismo que rege o futebol mundial.
Madaíl e Villar vão ainda aproveitar a reunião para apresentar os resultados dos estudos encomendados a duas instituições universitárias (Instituto Superior de Gestão e Universidade de Oviedo), que provam as potencialidades da candidatura ibérica ao nível social, económico, financeiro e desportivo.
A reunião está agendada para as 12h30 (11h30, em Lisboa) do próximo dia 20 de Outubro, na sede da FIFA, em Zurique.
Segundo um estudo em França: Portugal é a 7ª selecção mais valiosa do mundo
Portugal ocupa o 7º lugar no ranking das dez selecções mais valiosas do Mundo, ficando à frente de equipas como Alemanha, Holanda ou Rússia.
O estudo foi feito pelo site "Futebol Finance", que avaliou os direitos económicos dos 25 jogadores mais utilizados por cada selecção na fase de qualificação para o Mundial 2010.
No atual ranking da FIFA, Portugal ocupa o 17º lugar, mas, se vencer a Malta, pode subir para a 10ª ou 11ª posição.
As 10 selecções mais valiosas do mundo 2009 para o Futebol Finance
Espanha - 510 milhões - 20,4 milhões
Brasil - 450 milhões - 17,9 milhões
França - 440 milhões - 17,6 milhões
Inglaterra - 420 milhões - 16,8 milhões
Itália - 400 milhões - 16 milhões
Argentina - 390 milhões - 15,6 milhões
PORTUGAL - 340 milhões - 13,6 milhões
Alemanha - 290 milhões - 11,6 milhões
Holanda - 280 milhões - 11,2 milhões
Rússia - 210 milhões - 8,4 milhões
Barreira dos 1.000 visitantes ultrapassada

10 de outubro de 2009
Mundial2010: Portugal bate Hungria por 3-0 e está com um pé no "play-off"
Portugal derrotou esta noite a Hungria, por 3-0, e ascendeu à segunda posição do Grupo 1 de qualificação para o Campeonato do Mundo de futebol de 2010, ficando assim com um pé no "play-off". Este está reservado aos oito melhores segundos classificados dos nove grupos e os vencedores preenchem as restantes quatro vagas da zona europeia.
No Estádio da Luz, em Lisboa, um "bis" Simão (aos 18 e 79 minutos) e um golo Liedson (aos 74) deram o primeiro triunfo em casa desta campanha à selecção portuguesa, que beneficiou da vitória da Dinamarca sobre a Suécia (1-0) para subir ao segundo lugar.
Os mais de 50.000 adeptos que responderam ao apelo de Carlos Queiroz festejaram o primeiro golo luso aos 18 minutos, apontado por Simão, após uma jogada de insistência de Cristiano Ronaldo, em que o guarda-redes magiar defendeu a bola para a frente aproveitando o jogador português para fuzilar de imediato e abrir o marcador.
Quando entraram em campo, os portugueses já sabiam que a Dinamarca tinha ganho por 1-0 à Suécia, resultado que colocou Portugal a depender de de si próprio para chegar à eliminatória decisiva.
Com Pepe castigado, o seleccionador português, Carlos Queiroz, apostou em Pedro Mendes para o lugar do luso-brasileiro, enquanto Simão regressou ao "onze", depois de ter sido suplente no encontro de Budapeste.
Já sem Cristiano Ronaldo, que se ressentiu da lesão no tornozelo direito aos 27 minutos, Portugal sofreu dois "calafrios" no final do primeiro tempo, primeiro num remate de Dzsudzsák Balázs, que passou muito perto do poste, e depois num cabeceamento de Vilmos Vanczák, que se antecipou a Eduardo e atirou a bola à barra.
Perante uma Hungria inofensiva na segunda parte, Portugal tardou a decidir o jogo e apenas aos 62 minutos criou perigo num remate de Raul Meireles, para excelente defesa de Babos, que, três minutos depois, voltou a brilhar parando as tentativas de Nani e Simão Sabrosa, responsável pelo grande momento da noite, aos 79 minutos, quando após um cruzamento de Duda rematou de primeira, sem hipótese para o guarda-redes contrário, fazendo o 20º golo com a camisola das "quinas" e terceiro no apuramento.
"Jogámos com inteligência, explorando as nossas melhores capacidades. Obrigámos os húngaros a cometer erros e acabámos por fazer um bom jogo, uma boa exibição", disse Queiroz no final do jogo disputado no Estádio da Luz, em Lisboa.
O técnico português salientou ainda que a equipa está "no sprint final (da qualificação) bem posicionada", e que agora tem de começar a preparar o jogo com Malta (quarta-feira, em Guimarães).
Queiroz desafiou os adeptos a irem atrás da selecção "até à África do Sul", acentuando que, "tanto no futebol, como na vida, vale a pena acreditar e lutar até ao fim".
Hoje, no estádio da Luz: É o tudo ou nada para a nossa selecção
Esta noite, frente à Hungria, só a vitória fará Portugal continuar a sonhar com a presença no Mundial da África do Sul. Se a Suécia derrapar na Dinamarca, então, ainda melhor!
Já não há espaço para muitas contas num contexto em que Portugal se encontra dependente de si e dos outros. É sina nossa... Deixemo-nos, pois, de conjecturas, de aritméticas ou de probabilidades neste tudo ou nada em que caímos: hoje, frente à Hungria, é ganhar ou ganhar! O resto são cantigas.
O Grupo 1 tem a Dinamarca na frente com 18 pontos com mais dois jogos por disputar; em casa frente à Suécia (hoje) e contra a Hungria (na próxima quarta-feira). Ou seja, os dinamarqueses apenas têm de somar mais dois pontos para conseguirem o apuramento.
A Suécia joga na Dinamarca e tal como Portugal é obrigada a fazer contas. Se perderem e Portugal ganhar os suecos têm vida complicada e são ultrapassados, passando a equipa das quinas para a segunda posição do grupo. Se a Suécia empatar e Portugal vencer o segundo lugar vai depender do número de golos de cada selecção e lá vêm as contas à baila, de acordo com o seguinte regulamento:
a) maior número de pontos obtidos em todos os jogos do grupo;
b) diferença de golos em todos os jogos do grupo;
c) maior número de golos marcados em todos os jogos do grupo.
Se duas ou mais equipas obtiverem no mesmo resultado conforme o critério atrás referido, a sua posição no grupo será determinada da seguinte forma:
a) maior número de pontos obtidos nos jogos entre as equipas em questão;
b) diferença de golos nos jogos do grupo entre as equipas em questão;
c) maior número de golos marcados nos jogos do grupo entre as equipas em questão;
d) sorteio por parte da Comissão Organizadora da FIFA.
Em última instância e se o calendário internacional o permitir, podem disputar-se jogos para decidir o desempate em vez de se proceder ao sorteio.
Mas para quê pensar tanto? Portugal tem é de vencer, somar seis pontos nos dois jogos que lhe faltam disputar e esperar que a sorte esteja do seu lado e não favoreça os suecos.
Depois, se ficarmos em segundo lugar no grupo, lá vem o play-off, em que seremos um dos oito que tudo farão para ir à África do Sul.
Para Portugal começa hoje, às 20h45, no Estádio da Luz, a corrida ao ouro. O tudo ou nada!
Equipa provável: Eduardo, Bosingwa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Duda; Miguel Veloso, Deco, Simão e Raul Meireles; Liedson e Ronaldo.
9 de outubro de 2009
Ronaldo pronto para jogar
Cristiano Ronaldo está apto para jogar amanhã frente à Hungria. O capitão da Seleção Nacional assume o seu papel num jogo decisivo para Portugal manter em aberto a possibilidade de disputar o Mundial2010, que poderá tornar-se numa pequena guerra, se os húngaros reeditarem no Estádio da Luz o tipo de jogo duro já evidenciado há um mês, em Budapeste.
Aliás, a dureza húngara foi recordada pelo próprio Cristiano Ronaldo na chegada para o estágio, em Óbidos, na passada segunda-feira. No dia seguinte foi Carlos Queiroz, questionado pelos jornalistas sobre o tema, a sublinhar que, no seu entender, a conduta de alguns jogadores da Hungria roçara a violência.
Ronaldo tem trabalhado de forma condicionada mas focado no embate de amanhã. Desde que chegou a Óbidos deixou bem claro a todos, técnicos e companheiros, que estava ali para dar o melhor pela Seleção, sacrificando-se se necessário.
Cristiano Ronaldo falhou o jogo do Real Madrid no domingo passado por causa da lesão no tornozelo direito provocada no jogo da Liga dos Campeões. Mas Cristino está recuperado, está em condições de jogar e faz questão de ser utilizado. O capitão e Carlos Queiroz já decidiram como diz célebre ditado: "Em tempo de guerra não se limpam armas".
8 de outubro de 2009
Gilberto Madaíl peremptório: "Somos a melhor equipa do grupo"
"Acredito que Portugal vai ganhar estes jogos e haverá uma conjugação de fatores que vão pôr-nos na África do Sul, em 2010. Mas é sempre com alguma preocupação que encaramos estes encontros, porque é futebol e nós vimos qual foi a margem de evolução da equipa portuguesa", começou por referir, prosseguindo: "Não há dúvidas que somos a melhor equipa do grupo e estamos numa situação dependente de outros fatores. Mas acredito que vamos lá estar."
O presidente da FPF apelou a que se desloquem ao Estádio da Luz no sábado, justificando: "Os jogadores e técnicos merecem."
Quando a Selecção Nacional entrar em campo no sábado, já saberá o resultado do Dinamarca-Suécia, jogo que pode ter influência na qualificação portuguesa. Gilberto Madaíl desvalorizou este facto, considerando que já é habitual que as partidas não sejam à mesma hora. "Tem sido habitual nas fases de qualificação, não é só de agora. A horas diferentes tanto pode ser motivante como desmotivante. Temos é de pensar no nosso jogo, até porque mesmo que qualquer resultado aconteça nada fica completamente fechado", concluiu.
Mundial2010: Os convocados de Portugal para o "tudo ou nada"

Lista de Convocados:
- Guarda-Redes: Beto (FC Porto), Eduardo (Sporting de Braga) e Rui Patrício (Sporting).
- Defesas: Bosingwa (Chelsea, Inglaterra), Bruno Alves (FC Porto), Paulo Ferreira (Chelsea, Inglaterra), Pepe (Real Madrid, Espanha), Ricardo Carvalho (Chelsea, Inglaterra), Rolando (FC Porto) e César Peixoto (Benfica).
- Médios: Deco (Chelsea, Inglaterra), Duda (Málaga, Espanha), João Moutinho (Sporting), Miguel Veloso (Sporting), Raúl Meireles (FC Porto), Tiago (Juventus, Itália), Nuno Assis (Vitória de Guimarães) e Pedro Mendes (Glasgow Rangers, Escócia).
- Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid, Espanha), Liedson (Sporting), Nani (Manchester United, Inglaterra), Nuno Gomes (Benfica), Simão (Atlético Madrid, Espanha) Edinho (Málaga, Espenha).
2 de outubro de 2009
Em 2016: Rio de Janeiro será a sede das Olímpiadas

"Vamos provar que a alma generosa dos brasileiros vai realizar a mais extraordinária Olimpíada que o mundo já assistiu", disse o presidente brasileiro, em Copenhaga, em declarações à imprensa do seu país.
O Rio de Janeiro venceu a corrida pela organização dos Jogos a cidades como Chicago, nos Estados Unidos, Tóquio, no Japão, e Madrid, em Espanha, aquela que mais luta deu, mas foi batida por 66 votos contra 32 no escrutínio final dos membros do Comité Olímpico Internacional. Lula da Silva considerou que o Brasil e o Mundo "estavam de parabéns" pelo facto de "um país do chamado terceiro-mundo ter conseguido a honra" de organizar uns Jogos Olímpicos.
"Hoje é um dia para celebrar, porque o Brasil deixou de ser um país de segunda classe para entrar na primeira classe", acrescentou o presidente brasileiro, que encabeçou a delegação brasileira que se deslocou a Copenhaga para o veredicto do Comité Olímpico.
Segundo ele, quem pensa que o Brasil não tem capacidade para organizar os Jogos "vai ter uma surpresa", considerando que a cidade do Rio de Janeiro, "um símbolo do país" aos olhos do mundo, "merece esta honra", que permitirá melhorar a sua imagem a nível internacional, tantas vezes projectada de forma negativa através da probreza e da violência.
1 de outubro de 2009
Convocados para a selecção A: César Peixoto e Nuno Assis entre os eleitos

Liga Europa: Sortes diferentes para as equipas portguesas

Um golo de Adrien Silva deu hoje (o último a actuar) ao Sporting o triunfo em casa sobre o Hertha de Berlim, por 1-0, o primeiro da sua história sobre equipas alemãs, e permitiu aos "leões" consolidar a liderança do Grupo D da Liga Europa de futebol.Duas semanas depois do triunfo sobre o Heerenveen na primeira jornada, o Sporting voltou a vencer e é a única equipa só com vitórias, liderando com seis pontos, mas dois do que o Ventspils, da Letónia, que hoje empatou com os holandeses.