30 de novembro de 2009
Liga Portuguesa de Futebol: Braga bate União de Leiria e volta ao comando
Os brasileiros Paulo César, com um golo feliz (05 minutos), e Matheus (69), numa excelente finalização, recolocaram os "arsenalistas" no topo da classificação, agora com dois pontos de vantagem sobre o Benfica, que ainda liderou provisoriamente graças ao ponto conquistado em Alvalade no sábado.
Depois de ter sofrido a primeira derrota do campeonato em Guimarães, a equipa de Domingos Paciência, que contabiliza triunfos sobre Benfica, FC Porto e Sporting, regressou às vitórias e manteve o pleno no Municipal de Braga, onde contabiliza seis triunfos em outros tantos jogos.
A União de Leiria, sem argumentos para o anfitrião, sofreu a primeira derrota sob o comando de Lito Vidigal e ficou pelo oitavo lugar, com 14 pontos, perdendo a oportunidade de subir ao quinto posto.
A vitória bracarense manteve o FC Porto à distância de cinco pontos, depois de os "dragões", terceiros classificados, terem batido o Rio Ave em casa, por 2-1, no domingo, com golos de Hulk e Varela, contra um de João Tomás.
A ronda ficou marcada pelo empate no Sporting-Benfica, um resultado que acabou por não desagradar aos comandados de Jorge Jesus, enquanto a equipa de Carlos Carvalhal nada lucrou, já que segue no sexto lugar, agora a 13 pontos do comandante.
Liga BGL: Jeunesse d'Esch quer fechar o ano com "chave de ouro"

A robusta vitória da Jeunesse d'Esch, conseguida no domingo em Grevenmacher (5-2), teve a particularidade de pôr a nu as fragilidades actuais do seu adversário.
Depois de ter perdido na semana passada em Differdange, a formação do Mosela sofreu mais um duro revéz nas suas aspirações ao título, encontrando-se agora no terceiro lugar já a 6 pontos dos "alvinegros".
Para conservar a liderança e terminar o ano com "chave de ouro", a Jeunesse desloca-se no próximo sábado ao terreno do Racing para tentar obter mais uma vitória.
No entanto, a equipa da capital atravessa um período de boa forma – como testemunha a vitória frente ao Pétange por 3-1 –, pelo que o encontro se adivinha bastante equilibrado.
Com um futebol pouco convincente e algo titubeante, o Dudelange conseguiu vencer o Niederkor, por 2-1, com o golo da vitória a surgir já nos descontos, e aparece agora na peugada da Jeunesse. Os campeões em título deslocam-se no próximo domingo ao terreno do Hamm Benfica que venceu em casa o Etzella por 3-1.
A formação "encarnada" é das que pratica melhor futebol actualmente e, segundo o seu treinador Fernando Gutierres, acolhe o Dudelange com a firme intenção de o derrotar.
O Differdange deixou dois pontos bastante compromotedores em Mondercange (lanterna vermelha) no domingo. No sábado, a formação de Dan Theis vai ao campo do Käerjéng (penúltimo), formação que foi desfeiteada em casa frente ao Rumelange (1-2), adversário directo na luta pela sobrevivência entre a elite do futebol grão-ducal.
O Fola venceu o Hesperange por um expressivo 4-1 e no domingo recebe em casa o Niederkorn. Em caso de vitória, a formação de Esch/Alzette poderá subir alguns lugares na tabela classificativa.
O Pétange, em queda acentuada nos últimos jogos, voltou a perder este fim-de-semana no terreno do Racing por 3-1. No próximo domingo, em Rumelange, a equipa de Carlo Weis vai defrontar um adversário moralizado pela vitória obtida em Käerjéng.
Por seu turno, a turma de Marc Thomé vai tentar obter novamente os três pontos para tentar fugir ao incómodo lugar de "barragista" que actualmente ocupa.
Resultados:
Fola - Swift Hesperange: 4-1
RFCUL - Pétange: 3-1
RM Hamm Benfica - Etzella: 3-1
Käerjéng - Rumelange: 1-2
Dudelange - Progrès: 2-1
Mondercange - Differdange: 1-1
Grevenmacher - Jeunesse: 2-5
Classificação:
1° - Jeunesse 32 pts
2° - Dudelange 29
3° - Grevenmacher 26
4° - Differdange 03 25
5° - RFCUL 25
6° - RM Hamm Benfica 24
7° - Fola 23
8° - Pétange 22
9° - Swift 19
10° - Etzella 15
11° - Progrès 14
12° - Rumelange 13
13° - Käerjéng 11
14° - Mondercange 6
28 de novembro de 2009
Em Alvalade: "Derby" acaba empatado a zero entre Sporting e Benfica
Sem ganhar desde a quinta jornada, o Sporting apresentou empenho e garra, conseguindo segurar o encontro, sem evitar o quinto empate consecutivo e o sexto jogo sem ganhar para a Liga.
Com os 11 pontos de vantagem sobre o Sporting, o Benfica, com este conforto, não conseguiu impor o ritmo de jogo que tem apresentado e, sobretudo, concretizar as oportunidades que lhe garantem o melhor ataque da prova.
Com Rui Patrício na baliza, Carvalhal, na sua estreia em Alvalade, apostou num 1x4x2x3x1, com Abel, Polga, Daniel Carriço e Caneira na defesa, Adrien Silva, Matias Fernandez, João Moutinho e Vukcevic no meio-campo, apoiados por Adrien Silva, e entregou o ataque apenas a Liedson.
Jorge Jesus, que tal como o seu opositor fez a estreia num "derby", apresentou um 1x4x4x2 em losango, com Quim na baliza, Maxi Pereira, Sidnei, David Luiz e César Peixoto na zona defensiva, protegidos por Javi Garcia, com Ramires e Di Maria, pelas laterais, e Aimar, na zona central, no apoio aos avançados Saviola e Cardozo.
No 151º "derby" para o campeonato, o Sporting começou melhor, acutilante na recuperação de bolas e rápido na chegada ao ataque.
Logo aos três minutos, o defesa direito Abel ensaiou, ainda longe da área, o primeiro remate da partida, sem perigo para a baliza encarnada, mas, jogada imediata, Liedson obrigou Sidnei a uma intervenção apertada, em plena área, após uma falha de David Luiz na transição para o meio-campo.
Apesar do ímpeto inicial do "levezinho", foi o melhor marcador da Liga, o paraguaio Cardozo, que desperdiçou a primeira ocasião de golo, quando, aos 14 minutos, a passe de Saviola, se livrou da marcação de Polga e, à entrada da área "verde e branca”, ensaiou o remate, falhando o alvo.
Depois desta vaga encarnada, os "leões" voltaram a mostrar as "unhas" por Miguel Veloso, aos 22, com um remate de fora da área, que foi desviado para canto por Maxi Pereira.
Aos 23, Polga, isolado frente a Quim após cruzamento de Adrien Silva, rematou por cima da baliza do Benfica, que voltou a ser ameaçada um minuto depois, quando Liedson obrigou o guarda-redes das "águias" a uma defesa apertada, mas que Vukcevic, na recarga, desperdiçou.
A resposta "encarnada" demorou 10 minutos e começou com um remate de Ramires, novamente após uma desmarcação de Saviola, mas o brasileiro rematou para as mãos de Rui Patrício.
Após o reatamento, já com Pedro Silva no lugar de Abel, que foi substituído devido a uma lesão na coxa esquerda, o defesa David Luiz, aos 50, encetou uma ofensiva pela ala direita, ensaiando o remate, que saiu por cima.
Aos 58 minutos, Miguel Veloso encheu o pé esquerdo, na ressaca de um canto para o Sporting, proporcionando uma grande defesa a Quim, que, no lance imediato, viu João Moutinho rematar ao lado, e, aos 62, voltou a aplicar-se, após uma tentativa de Vukcevic.
Já com Ruben Amorim no meio-campo do Benfica, Ramires arrancou pela direita, aos 71, servindo Di Maria, que, no lado oposto, rematou imediatamente, para defesa de Rui Patrício, que voltaria a intervir, três minutos depois, após tentativa de Ruben Amorim.
Sem sustos nos minutos finais, a estreia de Jesus e Carvalhal aumenta para seis o número de confrontos entre os técnicos sem que o treinador dos "verde e brancos" tenha ganho qualquer um dos embates frente ao seu homólogo "encarnado".
27 de novembro de 2009
Comité Executivo da UEFA vai reunir-se no Funchal
Outros dos temas em agenda será a análise do relatório sobre a evolução do Fair Play Financeiro, conceito que o organismo que rege o futebol europeu aprovou na reunião que decorreu em Setembro, em Nyon, e que visa o melhoramento da justiça financeira nas competições europeias, bem como a estabilidade a longo prazo do futebol europeu de clubes.
O Comité Executivo discutirá ainda na Madeira a aprovação do programa e da agenda do XXXIV Congresso Ordinário da UEFA, que irá decorrer em Telavive, Israel, a 25 de Março de 2010, e a aprovação da criação da nova empresa comercial da UEFA.
26 de novembro de 2009
Romário voltou aos relvados


"Foi uma emoção bem diferente de todas as que já vivi. É uma honra estar aqui e poder realizar o sonho de uma das pessoas mais importantes da minha vida, que é o meu pai", declarou.
Romário entrou aos 68 minutos. Fez o primeiro remate 9 minutos depois e ainda teve mais uma oportunidade. Não marcou mas isso era o menos importante.
Taça Sul-Americana: LDU humilha Fluminense (5-1)
A LDU aplicou a"chapa cinco" ao Fluminense no encontro da primeira mão da Taça Sul-Americana. O jogo até começou bem para oa equipa carioca, que aos 20 segundos inaugurou o marcador por intermédio de Marquinhos, frente ao Liga Deportiva Universitaria (LDU) de Quito( Equador).
A partir daí, os equatorianos tomaram definitivamente conta da partida e marcaram cinco golos.
Méndez, com três golos, Salas e De la Cruz, com um cada, operaram a reviravolta no marcador e tornaram a missão do Fluminense para segunda-mão muito complicada. Como o critério dos golos fora de casa não é contemplado, o emblema tricolor tem que vencer, no mínimo, por quatro golos de diferença.
Esta é a segunda vez que os conjuntos se encontram na decisão de uma prova. Em 2007, na final da Taça Libertadores, a LDU bateu o Fluminense nas grandes penalidades.
25 de novembro de 2009
Corinthians e Boca Juniors negoceiam Riquelme
"O jogador [Riquelme] aceitou ouvir a nossa proposta", revelou o director do Timão, Mário Gobbi, adiantando ainda que dois representantes do clube irão para Buenos Aires, para se reunirem com a direcção do Boca Juniors.
Riquelme, de 31 anos, tem contrato com a turma bocanera até Junho de 2010. Com final do vínculo à vista, a direcção do Boca aceita negociar o passe do médio por cerca de 1,6 milhões de euros.
Fifa proíbe Maradona de assistir ao sorteio do Mundial na África
Diego Maradona não poderá comparecer ao evento no qual será realizado o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2010, no próximo dia 4 de Dezembro, na Cidade do Cabo, na África do Sul. O treinador terá de cumprir, também fora de campo, a suspensão de dois meses imposta pela Fifa.
A entidade puniu o técnico da seleção argentina por causa dos duros ataques, recheados até por palavrões de cunho sexual, aos jornalistas do seu país logo após assegurar uma vaga no próximo Mundial, e confirmou nesta quarta-feira que a suspensão aplicada é valida para qualquer actividade oficial relacionada ao futebol.
Maradona tomou a atitude polémica no último dia 14 de Outubro, quando a Argentina venceu o Uruguai por 1 a 0, em Montevideu, e se classificou para o Mundial apenas na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. No dia 15 de novembro, a Fifa anunciou a punição contra o treinador e ainda multou o ex-jogador em 25 mil francos suíços.
Por causa da suspensão, Maradona também não poderá dirigir a Argentina no amistoso contra a selecção da Catalunha, marcado para o próximo dia 22 de Dezembro, em Barcelona.
22 de novembro de 2009
Taça de Portugal: Benfica eliminado na luz pelo Guimarães
O golo do Vitória de Guimarães foi apontado por Gustavo Lazzaretti, aos 25 minutos da primeira parte.
Sábado, 21 de Novembro - Oliveirense (LH) - FC Porto (L), adiado devido ao mau estado do terreno.
Domingo, 22 de Novembro:
Valenciano (III) - Belenenses (L): 0-1
Mafra (II) - União da Madeira (II): 1-1 (1-1 ap, 3-2 gp)
Desportivo de Chaves (LH) - União da Serra (II): 2-0
Oeiras (III) - Pinhalnovense (II): 1-2
Camacha (II) - Vigor Mocidade (III): 1-0
Académica (L) - Beira Mar (LH): 1-1 (1-1 ap, 2-4 gp)
Freamunde (LH) - União de Leiria (L): 2-2 (2-2 ap, 5-4 gp)
Tirsense (II) - Paços de Ferreira (L): 0-0 (0-0 ap, 9-10 gp)
Aliados de Lordelo (II) - Leixões (L): 1-0
Rio Ave (L) - Santa Clara (LH): 1-0
Nacional (L) - Fátima (LH): 0-0 (0-0 ap, 4-3 gp)
Naval 1º de Maio (L) - Gil Vicente (LH): 2-2 (3-2 ap)
Pescadores Costa Caparica (III) - Sporting (L): 1-4
Sporting de Braga (L) - Vitória de Setúbal (L): 3-0
Benfica (L) - Vitória de Guimarães (L): 0-1
Mundial de Futebol de Praia: Brasil campeão, Portugal em terceiro

Depois de ter sido derrotado ontem no encontro das meias-finais pelo Brasil, por 8-2, a selecção portuguesa de futebol de praia venceu hoje o Uruguai, por 14-7, no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares do Campeonato do Mundo de Futebol de Praia, realizado no Dubai.
Com sete golos de Madjer, três de Torres, dois de Zé Maria e um de Miguel e Coimbra, a equipa portuguesa termina no último lugar do pódio, depois de ter perdido, nas meias-finais, com o Brasil por 8-2, falhando o acesso à final.
O primeiro período terminou com uma vantagem de 4-1 para a equipa das quinas, com golos de Torres, por duas vezes, Madjer e Zé Maria, tendo respondido Coco com o tento dos uruguaios.
A equipa "celeste" ainda tentou, no segundo tempo, reduzir a desvantagem, mas um "hat-trick" de Madjer, juntamente com tentos de Zé Maria, Miguel e Coimbra, deixou o resultado em 10-5, de nada valendo os quatro golos uruguaios.
Para o último período estava guardado novo "hat-trick" de Madjer, que, dessa forma, "facturou" metade dos golos da selecção neste jogo, e mais um golo de Torres, que carimbaram a medalha de bronze para a "equipa das quinas".
Na final, o Brasil derrotou a Suíça por 10-5, tornando-se campeã do mundo pela quarta vez consecutiva.
20 de novembro de 2009
Portugal é cabeça-de-série no Euro2012

Portugal é um dos nove cabeças-de-série no sorteio da fase de qualificação para o UEFA EURO 2012, a decorrer em Varsóvia, na Polónia, no dia 7 de Fevereiro de 2010.
Procedimentos do sorteio
Serão formados nove grupos, seis de seis equipas e três de cinco, de onde sairão os 14 finalistas que se juntarão à Polónia e Ucrânia, co-anfitriões do torneio. Os potes são formados com base no sistema de coeficientes de "ranking" da UEFA, finalizado após o final do apuramento para o Campeonato do Mundo, sendo a Espanha, campeã europeia, automaticamente cabeça-de-série. Todos os grupos irão incluir uma nação de cada um dos cinco potes, ao passo que seis grupos irão incluir ainda uma selecção do Pote 6.
Fase de qualificação
As equipas de todos os grupos defrontam-se entre si, em casa e fora, e as jornadas serão marcadas consoante o calendário internacional de jogos, entre Setembro de 2010 e Outubro de 2011. Os nove vencedores e os segundos classificados com melhores resultados contra os primeiro, terceiro, quarto e quinto classificados dos respectivos agrupamentos apuram-se directamente para a fase final. Os restantes oito segundos classificados disputam uma ronda de "play-off" em Novembro de 2011.
Consulte aqui o regulamento oficial.
Para consultar o "ranking" de coeficientes das selecções da UEFA, clique aqui.
Potes do sorteio
Pote 1: Espanha (campeã), Alemanha, Holanda, Itália, Inglaterra, Croácia, Portugal, França, Rússia
Pote 2: Grécia, República Checa, Suécia, Suíça, Sérvia, Turquia, Dinamarca, Eslováquia, Roménia
Pote 3: Israel, Bulgária, Finlândia, Noruega, República da Irlanda, Escócia, Irlanda do Norte, Áustria, Bósnia-Herzegovina
Pote 4: Eslovénia, Letónia, Hungria, Lituânia, Bielorrússia, Bélgica, País de Gales, República da Macedónia, Chipre
Pote 5: Montenegro, Albânia, Estónia, Geórgia, Moldávia, Islândia, Arménia, Cazaquistão, Liechtenstein
Pote 6: Azerbaijão, Luxemburgo, Malta, Ilhas Faroé, Andorra, San Marino
Portugal é 5° no ranking da FIFA

Portugal ascendeu ao quinto lugar no ranking da FIFA, melhorando em cinco posições a sua classificação. A Espanha passou a liderar a classificação relegando o Brasil para o segundo posto.
As duas vitórias sobre a Bósnia-Herzegovina no play-off de apuramento para a fase final do Mundial2010, permitiram à selecção portuguesa deixar o último lugar do top ten.
Ranking FIFA:
1° - Espanha: 1.622 pontos
2° - Brasil: 1.592
3° - Holanda: 1.279
4° - Itália: 1.215
5° - PORTUGAL: 1.181
6° - Alemanha: 1.170
7° - França: 1.122
8° - Argentina: 1.085
9° - Inglaterra: 1.063
10° - Croácia: 1.050
19 de novembro de 2009
Mundial2010: Portugal no pote 2
O actual "ranking" da FIFA (determinante para dividir os 32 participantes, sendo que depois também é costume usar-se um critério geográfico de modo a tentar, dentro do possível, evitar grupos compostos por países da mesma confederação) ainda terá de ser ratificado pelo Comité Executivo, mas tal não deverá merecer reparos significativos, pelo que é seguro anunciar o nome dos 8 países que ostentarão o estatuto de "cabeças-de-série": Brasil, Espanha, Itália, Alemanha, Argentina, Inglaterra, França e África do Sul (na qualidade de anfitriã da competição).
Em traços gerais, o Pote 2 ficará composto só por equipas europeias, o 3 será dividido entre países africanos e sul-americanos, enquanto o 4 e último albergará as nações asiáticas, da América do Norte e Central e da Oceânia.
Vejamos então o cenário:
Pote 1: Brasil, Espanha, Itália, Alemanha, Argentina, Inglaterra, França e África do Sul.
Pote 2: Holanda, PORTUGAL, Eslovénia, Suíça, Grécia, Sérvia, Dinamarca e Eslováquia.
Pote 3: Costa do Marfim, Gana, Camarões, Nigéria, Argélia, Paraguai, Chile e Uruguai.
Pote 4: Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, México e Honduras.
Num mero exercício de futurologia, seria "conveniente" calhar na série da equipa da casa, de modo a evitar um "verdadeiro" cabeça-de-série". No entanto, recorde-se, foi assim que sucedeu em 2002, na Coreia do Sul, e a equipa então orientada por António Oliveira deu-se mal...
Juntamente com a África do Sul, acolher o Chile e a Nova Zelândia seria teoricamente simpático. Ao invés, apanhar com um colosso e ainda com a Costa do Marfim ou Uruguai e Estados Unidos, México ou Austrália seria... dispensável.
18 de novembro de 2009
Selecções apuradas para o Mundial2010
Lista das 32 selecções já qualificadas para a fase final do Mundial de futebol de 2010, que se realiza na África do Sul:
África: África do Sul (país organizador), Gana, Costa do Marfim, Nigéria, Camarões, Argélia.
Europa: Holanda, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Dinamarca, França, Sérvia, Itália, Suíça, Eslováquia, Grécia, Eslovénia e PORTUGAL.
América do Sul: Brasil, Paraguai, Chile, Uruguai e Argentina.
Ásia: Coreia do Sul, Coreia do Norte, Austrália (é da Oceânia, mas competiu na zona asática) e Japão.
CONCACAF: México, Estados Unidos e Honduras.
Oceânia: Nova Zelândia
Mundial 2010: Portugal vence na Bósnia e garante apuramento

A selecção portuguesa garantiu hoje o apuramento para o Mundial2010, depois de uma fase de qualificação cheia de altos e baixos, que terminou com uma vitória na Bósnia-Herzegovina, por 1-0, na segunda "mão" do “play-off”.
A presença na África do Sul será a quinta portuguesa num mundial e terceira consecutiva, mantendo o pleno de qualificações para fases finais de competições internacionais desde 2000.
Com Carlos Queiroz como novo seleccionador, o sorteio da fase de apuramento colocou Portugal num Grupo 1 em que partia como favorito, apesar da forte concorrência de Dinamarca e Suécia.
Contudo, desde cedo se percebeu que a caminhada luso ia ser muito complicada e cheia de sobressaltos, apesar da goleada inaugural - única vitória oficial em 2008 após o Europeu - sobre Malta (4-0), que não marcou qualquer golo em 10 encontros.
O segundo jogo, em casa com a Dinamarca, acabaria por marcar a qualificação, pois, apesar de ter feito uma das melhores exibições da qualificação, Portugal acabou por perder com os nórdicos, por 3-2.
Seguiram-se três "nulos", dois com a Suécia e um escandaloso com a Albânia em casa, num encontro em que a equipa das "quinas”, apesar de desfalcada, não conseguiu marcar qualquer golo a uma equipa que jogou cerca de 50 minutos com menos um elemento.
Tudo parecia perdido para a equipa lusa, ainda mais quando em Tirana, aos 90 minutos, estava empatada com a Albânia a uma bola, mas um golo salvador de Bruno Alves, em período de descontos, manteve Portugal na corrida.
Seguia-se uma visita a Copenhaga e nova boa exibição lusa não rendeu três pontos (1-1), apesar dos muito remates, mas apenas um, graças a um golo do estreante Liedson já no final do encontro com a Dinamarca.
Os dois encontros com a Hungria iriam ser decisivos para as aspirações lusas, tendo a equipa cumprido, de forma pragmática em Budapeste (1-0) e mais espectacular na Luz, em Lisboa (3-0).
Além da vitória sobre os magiares no Estádio da Luz, Portugal beneficiou ainda da derrota da Suécia no terreno da Dinamarca (1-0), tornando Jakob Poulsen um herói em solo luso e deixando a equipa das "quinas” necessitada de apenas uma vitória sobre a frágil Malta para garantir o “play-off”.
O sorteio colocou a Bósnia-Herzegovina, um dos melhores ataques da fase de qualificação, que Portugal, com a ajuda dos ferros da baliza de Eduardo, conseguiu parar na primeira "mão", tendo conseguido o triunfo por 1-0, graças a um golo de Bruno Alves, aos 31 minutos.
Hoje, em Zenica, Portugal ainda amplicou a vantagem, mantendo-se sem perder fora um jogo de qualificação para um mundial desde 05 de Novembro de 1996, quando foi derrotado em Kiev pela Ucrânia, por 2-1, no apuramento para o Mundial98.
Numa fase de renovação da equipa, Carlos Queiroz utilizou 33 jogadores, com o médio Raul Meireles a ser o único jogador que actuou nos 12 encontros de qualificação.
17 de novembro de 2009
Para chegarmos ao Mundial da África do Sul há um "Adamastor" para dobrar
Para a selecção conseguir carimbar a sua presença no Mundial da África do Sul, vai ter que conseguir dobrar um "Adamastor" personalizado na formação da Bósnia-Herzegovina.
O encontro desta noite pode vir a ser um autêntico "cabo das tormentas" para a equipa das quinas, devido ao ambiente hostil que a nossa selecção vai encontrar.
Após uma fase de apuramento com mais baixos que altos, chegou o momento de mostrar que queremos verdadeiramente estar entre os melhores do futebol mundial.
A hora da verdade chegou! Agora, é preciso demonstrá-lo dentro do campo, porque dos fracos não reza a história.
Frente a frente vão estar uma selecção que já participou em quatro Mundiais e cinco Europeus contra uma que nunca esteve presente numa grande prova internacional. Portugal, 10° país do ranking da FIFA, joga contra o 42° da tabela. Mas ambas têm um objectivo comum: garantir uma das últimas quatro vagas europeias para o Mundial de Futebol de 2010 na África do Sul.
"É uma das nações do Mundo com maior concentração de talentos", diz mesmo Blazevic, seleccionador da Bósnia.
O adversário tem uma equipa constituída por jogadores que se destacam em alguns dos mais importantes e competitivos campeonatos da Europa. Mas a sua principal arma estará na motivação.
Na Bósnia vive-se um clima de grande excitação e euforia. É o jogo da vida dos jogadores e de um dos países mais jovens da Europa. "A motivação dos nossos jogadores é indescritível", garantem os dirigentes da federação bósnia.
Mas a nossa selecção sabe ao que vai. A coragem e a determinação dos jogadores portugueses tem de atingir esta noite o seu ponto mais máximo, porque qualidade não nos falta. Mesmo sem Cristiano Ronaldo.
Hoje, mais importante que as tácticas e as suas nuances, é o querer e a vontade que cada um (jogue quem jogar) tem que pôr ao serviço da equipa e do país.
Carlos Queiroz diz contar com a experiência e maturidade dos nossos jogadores, "que já passaram por momentos de alta tensão nos clubes", garantiu.
E acrescentou: "Somos profissionais. Trabalhamos uma vida inteira para chegar a estes momentos. Chegamos aqui, vamos falar de pressão? Não. É o contrário. Sonhamos com estes momentos".
Oxalá amanhã, depois do apito final, tenhamos dobrado o cabo para chegar à África do Sul.
14 de novembro de 2009
Play-off: Portugal vence Bósnia (1-0) mas não ganha para o susto
Aos 31 minutos, o central do FC Porto aproveitou bem um centro de Nani do corredor direito da equipa das "quinas" e fez o seu quinto golo pela equipa lusa, num encontro em que a equipa da Bósnia pode queixar-se da falta de sorte, porque atirou por três vezes a bola aos ferros da baliza de Eduardo.
A equipa portuguesa fez uma exibição intermitente, sem imaginação, mas acabou por fazer a vontade ao seleccionador português, Carlos Queiroz, para quem "o importante era vencer, não interessa como".
Portugal parte assim com vantagem para o jogo de Zenica, em que procura garantir a terceira presença consecutiva num campeonato do Mundo, após 2002 e 2006.
Perante o povoado meio-campo bósnio, Portugal sentiu grandes dificuldades para construir jogo, apostando muitas vezes nos passes longos para tentar desposicionar a defesa contrária.
Como tal, não foi de estranhar que o primeiro lance de perigo da equipa lusa surgisse na sequência de uma bola parada, com Deco a bater um livre, surgindo Ricardo Carvalho a desviar para Liedson, que cabeceou ao lado.
Novo lance de perigo surgiu apenas para além da meia-hora, num remate de longe de Raul Meireles, que Kenan Hasagic defendeu para canto.
O golo português acabou por surgir poucos segundos depois, num cruzamento de Nani, que passou pela pequena área bósnia, sobrando para Bruno Alves, que se limitou a encostar para o fundo da baliza.
Até ali interessada em manter Portugal longe da sua baliza, a selecção bósnia acordou com o tento luso e começou a pressionar mais perto da área da equipa portuguesa, que se mostrou muito intranquila, dando muito espaço ao adversário.
Esta intranquilidade podia ter resultado no golo do empate, mas, primeiro, aos 34 minutos, Ibisevic atirou por cima, e cinco minutos depois, Eduardo evitou o golo de Salihovic, antes de, aos 43, Senijad Ibricic cabecear à barra.
No segundo tempo, foram precisos trompetes para acordar a selecção portuguesa, que ao seu som criou as duas primeiras oportunidades, aos 57 e 58 minutos, mas Liedson, após um excelente trabalho individual, e Raul Meireles não acertaram na baliza.
A Bósnia-Herzegovina pareceu satisfeita com a derrota pela margem mínima e o primeiro lance de perigo surgiu apenas aos 77 minutos.
Muito perto do final do encontro, Portugal pôde agradecer aos deuses, quando no mesmo lance viu, por duas vezes, a bola bater nos ferros da sua baliza, primeiro por Dzeko e depois por Muslimovic.
Na segunda “mão”, a selecção bósnia terá três baixas de peso, uma vez que os dois homens mais recuados do meio-campo, Muratovic e Rahimic, e o capitão Spahic completaram uma série de dois amarelos.
"O importante era ganhar sem sofrer golos e foi isso que conseguimos", frisou.
O seleccionador luso, ainda assim, lamentou alguma falta de eficácia da equipa portuguesa.
"Tivemos algumas ocasiões soberanas para aumentar a vantagem e tranquilizar a equipa, mas não o fizemos. Depois, com a qualidade atacante da Bósnia, tivemos alguma dificuldade, porque eles colocam bolas altas na área e acreditaram até ao fim”, explicou.
A Bósnia-Herzegovina, de acordo com Queiroz, é uma "selecção com qualidade" e, por isso, até pode ter parecido que Portugal realizou uma exibição intermitente.
"Acabou a primeira parte do jogo e agora é tempo de descansar e começar a preparar o segundo jogo. Mas, como vimos, a equipa da Bósnia tem muita qualidade e temos de lá estar no máximo da nossa capacidade e inspiração", disse.
Carlos Queiroz, para o jogo de quarta-feira, pediu também "coração, cabeça e tudo o mais".
"Tudo vai ser importante", sentenciou o seleccionador português.
Mundial2010: Já apuradas 25 selecções

Por outro lado, a Tunísia, orientada pelo português Humberto Coelho, falhou o apuramento para a fase final do Mundial-2010, ao perder em Moçambique por 1-0.O desaire no Estádio da Machava, combinado com o triunfo da Nigéria no Quénia, por 3-2, que qualificou os visitantes, deixa assim as águias do Cartago fora do certame que vai decorrer na África do Sul.O avançado Dário, antigo jogador da Académica, marcou o golo da vitória de Moçambique, aos 83 minutos, apurando a sua selecção para a Taça das Nações Africanas (CAN).
13 de novembro de 2009
Play-off: Queiroz diz que Portugal está preparado para vencer a Bósnia

12 de novembro de 2009
Fernando Santos eleito treinador do ano na Grécia

Fernando Santos (à esquerda) foi eleito o melhor treinador do campeonato grego na época 2008/2009, numa votação entre os capitães de cada uma das 16 equipas que participam na competição.
"É uma grande honra ganhar este prémio, prova que o meu trabalho é reconhecido", afirmou o técnico português, que orienta o PAOK, ao jornal "MetroSports", fazendo questão de dividir esta distinção com os seus jogadores.
Recorde-se que Fernando Santos já tinha sido arrecadado este prémio em 2002 e 2005, então ao comando do AEK Atenas.
ps - Parabéns amigo, é o reconhecimento das tuas qualidades. Passámos bons momentos em Atenas...
10 de novembro de 2009
Cristiano Ronaldo foi dispensado: O internacional português vai falhar o duplo embate contra a Bósnia
Após ter sido visto pelos médicos da Seleção Nacional, Cristiano Ronaldo regressou de imediato a Madrid onde vai prosseguir a recuperação da lesão que o afasta dos dois jogos com a Bósnia, no playoff de apuramento para o Mundial'2010. Em declarações publicadas no site da Gestifute, empresa do seu empresário Jorge Mendes, o internacional português manifestou a sua frustração por não poder jogar pela equipa das quinas mas prometeu estar em Lisboa no sábado para apoiar Portugal.
"É uma frustração imensa não poder ajudar Portugal, mais ainda por se tratar de um momento tão decisivo como vai ser este playoff com a Bósnia. Ninguém, neste momento, se sente mais triste do que eu próprio, porque representar a selecção portuguesa nunca deixará de ser um dos maiores orgulhos que sinto enquanto profissional de futebol e cidadão, mas não me resta outra alternativa que não seja a de ficar a torcer por fora", referiu o jogador do Real Madrid.
"Vou estar no estádio a apoiar os meus companheiros. Estou certo que mantendo o espírito que temos evidenciado, bem como a união, humildade e o sentido de entreajuda, a qualidade do nosso futebol vai sobrepor-se a tudo e no final estarei no balneário, junto deles, a festejar o primeiro de dois passos rumo ao Campeonato do Mundo. E não tenho dúvidas de que estaremos lá!", concluiu.
Taça do Rei: Real Madrid ganha mas é eliminado pelo Alcorcón
A jogar perante o seu público, no Santiago Barnabéu, o Real Madrid precisava de ganhar por, pelo menos, 5-0. Algo que nem era impossível, atendendo à gritante diferença de valores entre as duas equipas.
O conjunto orientado por Manuel Pellegrini só chegou à vantagem aos 81 minutos, através de Van der Vaart.
Foi muito pouco para a equipa de quem tanto se espera e não foi por isso estranho que o público se despedisse de jogadores e treinadores com uma estrondosa assobiadela acenando, ao mesmo tempo, lenços brancos.
9 de novembro de 2009
BGL Ligue / 13a Jornada: Resultados e classificação
Progrès Niederkorn - CS Grevenmacher: 0-0
FC RM Hamm Benfica - Fola Esch: 3-0
F 91 Dudelange - FC Mondercange: adiado
Swift Hesperange - RFCU Luxembourg: adiado
Etzella Ettelbrück - UN Käerjéng 97: 1-1
FC Differdange - US Rümelange: 4-0
Jeunesse Esch – Pétange: 0-0
Classificação:
1° - CS Grevenmacher - 26
2° - Jeunesse Esch - 26
3° - CS Pétange - 22
4° - FC Differdinge 03 - 21
5° - RM Hamm Benfica - 20
6° - F 91 Dudelangen - 20 (-1 jogo)
7° - Fola Esch - 17
8° - Swift Hesperange - 16 (-1 jogo)
9° - RFCU Luxembourg - 16 (-1 jogo)
10° - Etzella Ettelbrück - 15
11° - Progrès Niederkorn - 13
12° - UN Käerjéng 97 - 11
13° - US Rümelange - 10
14° - FC Mondercange - 5 (-1 jogo)
Liga portuguesa : Benfica vence Naval e iguala Braga no comando
Com estes três pontos, o Benfica alcançou o Sporting de Braga no topo da classificação da Liga Portuguesa de Futebol, ambos com 25 pontos.
Dentro de quinze dias, os "encarnados" deslocam-se ao estádio de Alvalade para defrontar o Sporting, enquando o Braga recebe no seu estádio a União de Leiria.
8 de novembro de 2009
Play-off: Carlos Queiroz convoca 23 jogadores. Ronaldo também entra nas contas do seleccionador

Carlos Queiroz divulgou hoje a lista de 23 convocados para os jogos de Portugal com a Bósnia-Herzegovina, do "play-off" para o Mundial de futebol, insistindo na chamada de Cristiano Ronaldo, mesmo estando lesionado no Real Madrid.
Face ao grupo de 23 com que preparou a dupla jornada contra Hungria e Malta, em que Portugal assegurou a ida ao "play-off", Queiroz troca cinco jogadores, repetindo 18 unidades.
Em estreia absoluta estão Hilário, guarda-redes do Chelsea, e Fábio Coentrão, extremo esquerdo do Benfica, que também tem sido utilizado como defesa. Regressam Miguel (Valência), Hugo Almeida (Werder Bremen) e Ricardo Costa (Wolfsburgo).
Hilário passa a ser o terceiro guarda-redes da selecção, saindo Beto, suplente no FC Porto. Da defesa saem César Peixoto e Bosingwa, do meio-campo Nuno Assis do ataque Nuno Gomes.
Fábio Coentrão entra pela primeira vez na selecção na sequência de excelentes jogos ao serviço do Benfica, nomeadamente a goleado ao Nacional (6-1), em princípio para uma posição, lateral esquerdo, em que a aposta de Queiroz tem sido, também, uma adaptação: Duda.
No outro lado, parece clara a troca de Bosingwa por Miguel, sendo Ricardo Costa, habitual titular no campeão alemão, mais uma opção para a defesa.
No ataque Cristiano Ronaldo é a incógnita maior: não tem jogado pelo Real Madrid e o clube indica que deve continuar fora dos relvados mais uma semana, mas Queiroz já dissera que acredita na sua recuperação.
Edinho, que sábado voltou a marcar, pelo Málaga, volta a merecer a confiança do seleccionador. Liedson, Nani e Simão continuam indiscutíveis, mas Nuno Gomes volta a perder o lugar, a favor de Hugo Almeida.
Portugal joga com a Bósnia-Herzegovina sábado, no Estádio da Luz, pelas 20:30, e na quarta-feira seguinte joga em Zenica, a 80 quilómetros de Sarajevo, no Estádio Bilino Polje.
Convocados: Guarda-Redes: Hilário (Chelsea), Eduardo (Sporting Braga), Rui Patrício (Sporting).
Defesas: Ricardo Costa (Wolfsburg), Bruno Alves (FC Porto), Paulo Ferreira (Chelsea), Miguel (Valência), Pepe (Real Madrid), Ricardo Carvalho (Chelsea), Rolando (FC Porto).
Médios: Deco (Chelsea), Duda (Málaga), João Moutinho (Sporting), Fábio Coentrão (Benfica), Miguel Veloso (Sporting), Raúl Meireles (FC Porto), Tiago (Juventus).
Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Liedson (Sporting), Nani (Manchester United), Hugo Almeida (Werder Bremen), Simão Sabrosa (Atlético Madrid), Edinho (Málaga).
6 de novembro de 2009
Chicotadas: Paulo Bento é a nona demissão
Bento comandava a equipa principal do clube desde Outubro de 2005 tendo substituído José Peseiro.
Confira as alterações :
4a jornada - V. Setúbal sai Carlos Azenha entra Joaquim Serafim
4a jornada - Naval sai Ulisses Morais entra Augusto Inácio
6a jornada - Marítimo sai Carlos Carvalhal entra Mitchell van der Gaag
7a jornada - Académica sai Rogério Gonçalves entra André Villas Boas
7a jornada - V. Guimarães sai Nelo Vingada entra Paulo Sérgio
7a jornada - P. Ferreira sai Paulo Sérgio entra Ulisses Morais
7a jornada - U. Leiria sai Manuel Fernandes entra Lito Vidigal
7a jornada - V. Setúbal sai Joaquim Serafim entra Manuel Fernandes
9a jornada - Sporting sai Paulo Bento entra Leonel Pontes
Paulo Bento demite-se: "Estive quatro meses a mais no Sporting"

Paulo Bento apresentou hoje a demissão do cargo de treinador da equipa de futebol do Sporting, na sequência dos maus resultados, anunciou hoje a SAD "leonina" em comunicado. Na conferência de imprensa que se realizou em Alvalade, após o treino que já não dirigiu, Paulo Bento admite que a sua permanência no comando Sporting, esta temporada, acabou por ser um erro e justificou a demissão para bem "dos jogadores e do Sporting".
5 de novembro de 2009
Liga Europa: Benfica vence Everton, Sporting e Nacional empatam

O argentino Javier Saviola, aos 63 minutos, e o paraguaio Óscar Cardozo, aos 76, apontaram os tentos da equipa de Jorge Jesus, que se isolou na liderança do agrupamento, com nove pontos, contra seis dos ingleses, que se encontram no segundo lugar.
A formação "encarnada" está a um triunfo do apuramento, quando defronta o BATE Borisov na próxima jornada, na Bielorrússia a 2 de Dezembro e, a fechar, o AEK de Atenas, no Estádio da Luz, em Lisboa a 17 de Dezembro.
Mesmo com o empate, o conjunto "leonino" esteve perto de lograr a qualificação a duas rondas do fim, mas acabou "traído" pelo Hertha de Berlim, que assegurou o triunfo no reduto do Heerenveen (3-2) já nos descontos.
Carlos Saleiro, aos 22 minutos, apontou o tento do conjunto de Paulo Bento, que voltou a fazer uma exibição muito pobre, perante um estádio pouco composto de público, e perdeu o estatuto de equipa 100 % vitoriosa na prova.
Por seu lado, o italiano Alessandro Zamperini (15 minutos) chegou a adiantar a modesta formação da Letónia, que, na parte final, ainda teve as melhores ocasiões, para concretizar o que seria o primeiro desaire europeu do Sporting em 2009/2010.
O Sporting está, ainda assim, muito bem posicionada (falta um ponto) para conseguir o apuramento, pois soma 10 pontos, contra quatro do Hertha de Berlim e do Heerenveen e três do Ventspils.
Os insulares, que só tinham somado um ponto nas três jornadas já disputadas, tinham de vencer para manter o sonho de seguir em frente e até chegaram a estar em vantagem, quando Edgar, na conversão de uma grande penalidade, aos 64 minutos, marcou para a sua equipa.
Os bascos, conscientes de que um empate os poderia deixar bem perto dos 16 avos-de-final, carregaram em busca do empate, que vieram a alcançar aos 85 minutos, por Etxeberria, também na conversão de uma grande penalidade.
Com este empate, o Nacional ascendeu ao terceiro posto do Grupo L com dois pontos, menos cinco que os bascos, que são segundos, enquanto os alemães do Werder Bremen, que receberam e venceram 2-0 o Áustria Viena, asseguraram o apuramento com 10 pontos.
Anderlecht - Timisoara: 3-1
Dínamo Zagreb - Ajax: 0-2
Grupo B
Slavia Praga - Valência: 2-2
Génova - Lille: 3-2
Grupo C
Hamburgo - Celtic: 0-0
Rapid Viena - Hapoel Telavive: 0-3
Grupo D
SPORTING - Ventspils: 1-1
Hertha Berlim - Heerenveen: 2-3
Grupo E
AS Roma - Fulham: 2-1
Basileia: - CSKA Sófia: 3-1
Grupo F
Dínamo Bucareste - Galatasaray: 0-3
Sturm Graz - Panathinaikos: 0-1
Grupo G
Levski Sófia - Salzburgo: 0-1
Villarreal - Lázio: 4-1
Grupo H
Twente - Sheriff: 2-1
Fernebahçe - Steaua Bucareste: 3-1
Grupo I
AEK Atenas - BATE Borisov: 2-2
Everton - BENFICA: 0-2
Grupo J
Toulouse - Shakhtar Donestsk: 0-2
Partizan: - Brugge: 2-4
Grupo K
FC Copenhaga - PSV Eindhoven: 1-1
Cluj - Sparta Praga: 2-3
Grupo L
Werder Bremen - Áustria Viena: 2-0
NACIONAL - Athletic Bilbau: 1-1
Equipas já apuradas para os 16avos-de-final: Galatasaray (Turquia), Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e Werder Bremen (Alemanha).
Ronaldo de fora pelo menos mais um mês: Internacional português vai falhar "play-off" de acesso ao Mundial2010

Cristiano Ronaldo não vai poder ajudar a selecção nacional no play-off da acesso ao Mundial2010. O internacional português vai estar de fora da competição pelo menos mais um mês e não poderá alinhar frente à Bósnia-Herzegovina, a 14 de Novembro, no Estádio da Luz, em Lisboa, e quatro dias depois em Zenica.
O tornozelo do médio do Real Madrid, vai ser examinado nos próximos dias pelo cirurgião holandês Niek Van Dyjk, que já o operou há um ano e meio, quando era jogador do Manchester United.
O jogador voltou a ver adiado o regresso à competição, depois de uma ressonância magnética hoje efectuada não ter revelado melhorias no seu tornozelo direito.
Os responsáveis do clube madrileno acrescentam que, "e de mútuo acordo com o jogador e com os serviços médicos consultados, vai ser efectuada uma consulta nos próximos dias com o professor holandês Niek Van Dyjk", cirurgião que operou o seu tornozelo em Julho de 2008.
Ronaldo lesionou-se no tornozelo direito a 30 de Setembro frente ao Marselha na Liga dos Campeões: a 10 de Outubro ressentiu-se do problema quando representava Portugal, frente à Hungria, e não voltou a competir.
Desde o encontro de Portugal, Cristiano Ronaldo falhou sete desafios pelo Real Madrid, tendo a equipa de Manuel Pellegrini conseguido vencer apenas dois.
3 de novembro de 2009
Liga dos Campeões: FC Porto vence em Chipre e garante apuramento

A minha pátria é o futebol
De acordo com os dados recolhidos no projecto "Diasbola" – que se iniciou em 2007 e termina no próximo ano –, o futebol é mais importante que a participação eleitoral ou a língua materna no vínculo a Portugal.
"A língua foi um espaço de emancipação, mas para os emigrantes e luso-descendentes hoje é mais o futebol que faz a Pátria", considerou Nina Tisler, investigadora do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa e responsável pelo estudo.
O projecto "Diasbola", o primeiro estudo comparativo sobre este tema realizado em seis países (Alemanha, Brasil, Estados Unidos, França, Moçambique e Reino Unido), pretende apurar o impacto do futebol no quotidiano e na cultura dos emigrantes portugueses e perceber até que ponto contribui para a percepção e a imagem do Portugal contemporâneo, validando a hipótese de que para os emigrantes o futebol português é mais importante do que o próprio património cultural e linguístico.
O futebol permite aos portugueses emigrados ligarem-se a um Portugal moderno, através de organizações como o Europeu2004 ou figuras de primeiro plano do futebol mundial, como Cristiano Ronaldo, Figo e outros jogadores lusos internacionais que são notícia nas principais ligas da Europa e não só.
É uma realidade que está à vista. Quando os clubes portugueses jogam nas competições europeias, a "quota" lusitana contribui largamente para encher os estádios. E em caso de vitória das equipas portuguesas, os emigrantes, que têm, por vezes, um estatuto social subalterno, emancipam-se deste estatuto e sentem-se superiores. É que ganhar faz bem ao ego e a identidade nacional sai reforçada com o resultado conseguido, porque quando se perde a frustração é enorme.
No Luxemburgo, o fenómeno não foge à regra. Quando joga o nosso clube, tudo pára. E quando se trata da selecção, a camisola, o cachecol e a bandeira nacionais são acessórios obrigatórios.
E o Grão-Ducado, deixado de fora deste estudo, é um exemplo flagrante da importância do futebol na integração. É que a participação dos jogadores portugueses nas equipas amadoras dos campeonatos da Federação Luxemburguesa de Futebol (FLF) é fundamental para que estes funcionem. Em quantidade e qualidade.
Nas duas principais divisões (BGL Ligue e Promoção), os jogadores portugueses ultrapassam largamente a centena, sem contar com as outras divisões, as camadas jovens dos clubes e também as selecções jovens do Centro de Formação da Federação Luxemburguesa de Futebol.
São raríssimas as equipas das várias divisões que não têm jogadores portugueses nas suas fileiras. Algumas delas são mesmo maioritariamente compostas por portugueses e luso-descendentes. E já não falo dos casos do CeBra, AS Luxemburgo/Porto, Lusitanos de Larochette e RM Hamm Benfica, clubes resultantes da fusão de clubes luxemburgueses e portugueses, porque a estes últimos lhes foi negada a possibilidade de participar nas provas da FLF.
O futebol é um desporto de carácter universal, seduzindo praticantes e adeptos de todas as origens e classes sociais, garantindo uma pluralidade de usos e interpretações para quase todos os gostos e feitios.
O desporto-rei serve também de mote de conversa com desconhecidos, ao balcão ou à mesa do café, substituindo o tradicional tema da meteorologia, e alimenta disputas verbais incendiárias entre conhecidos, amigos e familiares, chegando mesmo a condicionar as opções de amizades e inimizades no quotidiano.
Verdadeira paixão, o futebol serve de escapatória à monotonia da vida quotidiana e de uma cada vez menor implicação pessoal no trabalho, mas também tem um efeito de alívio das tensões produzidas pela vida moderna, que se torna mais dura na maioria das comunidades lusas espalhadas pelo mundo.
O futebol não é apenas o principal elo que liga os emigrantes a Portugal, é também um vector de grande influência, importante na ligação com outras comunidades e no diálogo entre gerações de pais e filhos.
E esse fenómeno de "alma" nacional na diáspora sente-se, vive-se e festeja-se.
Em Braga mora um candidato: Domingos Paciência, o arquitecto do sucesso

Domingos Paciência, treinador do Sporting de Braga, somou no sábado a sua terceira vitória sobre o Benfica em sete jogos com os "encarnados", e a sexta contra os grandes na sua ainda curta carreira de treinador. No final do jogo com o Benfica, Domingos, com humildade, voltou a dizer que "é muito cedo para assumir uma candidatura ao título", mas pela primeira vez admitiu lutar pela primeira posição: "Se a equipa conseguir manter este nível, a humildade e organização que tem tido até hoje, é possível manter esta posição".
Nos nove jogos efectuados à frente dos minhotos como técnico – grande arquitecto e responsável pela excelente época dos arsenalistas – conseguiu oito vitória e um empate, o que representa um recorde absoluto para o clube e algo apenas ao alcance dos "grandes". Um feito que assinala um incontestado comando do campeonato, reforçado em termos de significado pelo triunfo sobre três candidatos ao título: Sporting, Porto e Benfica.
Mas o seu trajecto em Braga não começou da melhor forma: Domingos começou por ser olhado de "lado" quando o Sporting de Braga abandonou prematuramente a Liga Europa foi um fracasso para o clube, o que aumentou as suspeições sobre si, após chegar ao Minho e começar a criticar os seus antecessores.
Após os primeiros dias de trabalho, ficaram na memória as duras queixas de que nunca tinha encontrado uma equipa com tantas pubalgias, algo que foi entendido como referência ao trabalho de Jorge Jesus, que terminou a época com apenas 12 jogadores disponíveis. Domingos negou, mais tarde, que fosse esse o destinatário.
Agora, no comando isolado do campeonato, as vozes da oposição parece que se calaram de vez. "Minguinho”, como é tratado pelos amigos, comanda apenas a equipa que é líder do campeonato à nona jornada, com mais três pontos do que o segundo, o Benfica, cinco que o terceiro, o FC Porto, e mais 12 que o Sporting.
Domingos José Paciência Oliveira, nasceu em Leça da Palmeira a 2 de Janeiro de 1969.
Enquanto jogador, foi um ponta-de-lança nato e um ídolo para os adeptos do Futebol Clube do Porto, clube onde fez a maior parte da carreira.
Representou a selecção nacional por trinta e cinco vezes, tendo marcado nove golos ao seu serviço; foi campeão nacional por sete vezes e ganhou duas taças de Portugal e seis supertaças.
Na época de 1997/98, foi para as Ilhas Canárias, para representar o Club Desportivo Tenerife durante duas épocas, tendo regressado ao FC Porto, clube onde terminou a carreira na época de 2000/2001.
No ano seguinte, abraçou a carreira de treinador, começando por orientar as camadas jovens do FC Porto e depois a sua equipa B. Na época 2006/2007 foi treinador do União de Leiria, onde obteve um brilhante 7° lugar. Em 2007/08 ingressou na Académica à 3ª jornada substituindo Manuel Machado, tendo terminado o campeonato na 12ª posição.
Na época 2008/2009 levou os "estudantes” até ao 7º lugar do campeonato, uma posição que o clube não atingia há 25 anos.
Esta época substituiu Jorge Jesus no comando do Sporting de Braga, com o sucesso que se vê!
Palavras para quê? É um artista português!
2 de novembro de 2009
A ceia indigesta de Jesus em Braga
1 de novembro de 2009
Liga Portuguesa: Braga derrota Benfica e isola-se no comando

Os tentos do médio Hugo Viana, na sequência de um livre directo, aos sete minutos, e do avançado brasileiro Paulo César, aos 78, desalojaram o Benfica do comando, que o clube lisboeta dividia com os "arsenalistas" até ontem, mas com vantagem na diferença entre golos marcados e sofridos.
Os encarnados ficaram pela primeira vez em branco no campeonato, depois de terem obtido 30 golos em oito jogos, e sofreram pela primeira vez dois golos.
A defesa do Braga, que tem em Hugo Viana o seu melhor marcador, com quatro tentos, justificou o estatuto de menos batida da competição.
O internacional paraguaio Cardozo, melhor marcador da Liga, com 11 golos, e o bracarense Leone, foram expulsos devido a incidentes no túnel de acesso aos balneários e já não regressaram para o segundo tempo.
No regresso de Jorge Jesus a Braga, o Benfica não aproveitou o empate a uma bola concedido na sexta-feira pelo tetracampeão FC Porto, na recepção ao Belenenses.
O Braga isolou-se no topo da classificação, com três pontos de vantagem sobre o Benfica, e cinco sobre o FC Porto.
De referir ainda que a equipa comandada por Domingos Paciência já derrotou esta época o Sporting por 2-1, em Alvalade, o Porto, por 1-0, em casa, e ontem abateu as "águias" com "tiros" certeiros de Hugo Viana e Paulo César.
Ps – Parabéns ao Domingos pelo seu excelente trabalho!